PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A desvalorização do(a) professor(a) da educação infantil
Autor(es): Feitosa, Aline Raquel De Souza
Primeiro Orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Maria José Pereira de Oliveira
Resumo: Esta Monografia é requisito para conclusão do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trata-se de um estudo que visa analisar historicamente as contradições encontradas no Brasil que versam acerca da desvalorização do trabalho dos(as) professores(as) da Educação Infantil. Como objetivos específicos pretende: 1) interpretar a categoria trabalho e as teorias/práticas Freiriana pedagógicas na Educação, e; 2) desvelar as contradições da desvalorização do(a) professor(a) na Educação Infantil. Busca, ainda, levantar os aspectos da desvalorização social do(a) professor(a), discutindo a importância de sua profissionalização e sua função social enquanto professor da Educação Infantil. O processo de busca pelas informações pertinentes a este estudo se deu por pesquisa bibliográfica, análise documental, em abordagem qualitativa. Sendo que “A Pedagogia do Oprimido”, obra de Paulo Freire foi escolhida para nortear a discussão, pois seu método parte do materialismo histórico e possibilitou revelar os conflitos e as contradições em relação ao objeto de pesquisa proposto e, assim, buscar desvelar a realidade social capitalista na qual a sociedade brasileira está inserida com a importante colaboração de Vygotsky abordado na obra de Rego (1995) “Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da Educação”. Esta análise revelou, por meio de perspectiva metodológica dialética, baseada na pedagogia Freiriana, que a relação entre o sujeito e objeto do conhecimento é dialógica e que a desvalorização docente precisa ser combatida tanto pelo diálogo quanto pela ação. Palavras-chave: Educação infantil – Pedagogia – Desvalorização
Palavras-chave: Educação infantil
Trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FINAL Aline Raquel de Souza Feitosa - Mono PDF.pdf489,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador