Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A desvalorização do(a) professor(a) da educação infantil |
Autor(es): | Feitosa, Aline Raquel De Souza |
Primeiro Orientador: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dias, Maria José Pereira de Oliveira |
Resumo: | Esta Monografia é requisito para conclusão do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trata-se de um estudo que visa analisar historicamente as contradições encontradas no Brasil que versam acerca da desvalorização do trabalho dos(as) professores(as) da Educação Infantil. Como objetivos específicos pretende: 1) interpretar a categoria trabalho e as teorias/práticas Freiriana pedagógicas na Educação, e; 2) desvelar as contradições da desvalorização do(a) professor(a) na Educação Infantil. Busca, ainda, levantar os aspectos da desvalorização social do(a) professor(a), discutindo a importância de sua profissionalização e sua função social enquanto professor da Educação Infantil. O processo de busca pelas informações pertinentes a este estudo se deu por pesquisa bibliográfica, análise documental, em abordagem qualitativa. Sendo que “A Pedagogia do Oprimido”, obra de Paulo Freire foi escolhida para nortear a discussão, pois seu método parte do materialismo histórico e possibilitou revelar os conflitos e as contradições em relação ao objeto de pesquisa proposto e, assim, buscar desvelar a realidade social capitalista na qual a sociedade brasileira está inserida com a importante colaboração de Vygotsky abordado na obra de Rego (1995) “Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da Educação”. Esta análise revelou, por meio de perspectiva metodológica dialética, baseada na pedagogia Freiriana, que a relação entre o sujeito e objeto do conhecimento é dialógica e que a desvalorização docente precisa ser combatida tanto pelo diálogo quanto pela ação. Palavras-chave: Educação infantil – Pedagogia – Desvalorização |
Palavras-chave: | Educação infantil Trabalho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FINAL Aline Raquel de Souza Feitosa - Mono PDF.pdf | 489,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador