PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeitosa, Aline Raquel De Souza-
dc.date.accessioned2021-06-24T18:09:21Z-
dc.date.available2021-06-24T18:09:21Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleA desvalorização do(a) professor(a) da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7272-6666pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Maria José Pereira de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024677461586835pt_BR
dc.description.resumoEsta Monografia é requisito para conclusão do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trata-se de um estudo que visa analisar historicamente as contradições encontradas no Brasil que versam acerca da desvalorização do trabalho dos(as) professores(as) da Educação Infantil. Como objetivos específicos pretende: 1) interpretar a categoria trabalho e as teorias/práticas Freiriana pedagógicas na Educação, e; 2) desvelar as contradições da desvalorização do(a) professor(a) na Educação Infantil. Busca, ainda, levantar os aspectos da desvalorização social do(a) professor(a), discutindo a importância de sua profissionalização e sua função social enquanto professor da Educação Infantil. O processo de busca pelas informações pertinentes a este estudo se deu por pesquisa bibliográfica, análise documental, em abordagem qualitativa. Sendo que “A Pedagogia do Oprimido”, obra de Paulo Freire foi escolhida para nortear a discussão, pois seu método parte do materialismo histórico e possibilitou revelar os conflitos e as contradições em relação ao objeto de pesquisa proposto e, assim, buscar desvelar a realidade social capitalista na qual a sociedade brasileira está inserida com a importante colaboração de Vygotsky abordado na obra de Rego (1995) “Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da Educação”. Esta análise revelou, por meio de perspectiva metodológica dialética, baseada na pedagogia Freiriana, que a relação entre o sujeito e objeto do conhecimento é dialógica e que a desvalorização docente precisa ser combatida tanto pelo diálogo quanto pela ação. Palavras-chave: Educação infantil – Pedagogia – Desvalorizaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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