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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Feitosa, Aline Raquel De Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T18:09:21Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T18:09:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2129 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | A desvalorização do(a) professor(a) da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7272-6666 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078525746548579 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Maria José Pereira de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6024677461586835 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Monografia é requisito para conclusão do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trata-se de um estudo que visa analisar historicamente as contradições encontradas no Brasil que versam acerca da desvalorização do trabalho dos(as) professores(as) da Educação Infantil. Como objetivos específicos pretende: 1) interpretar a categoria trabalho e as teorias/práticas Freiriana pedagógicas na Educação, e; 2) desvelar as contradições da desvalorização do(a) professor(a) na Educação Infantil. Busca, ainda, levantar os aspectos da desvalorização social do(a) professor(a), discutindo a importância de sua profissionalização e sua função social enquanto professor da Educação Infantil. O processo de busca pelas informações pertinentes a este estudo se deu por pesquisa bibliográfica, análise documental, em abordagem qualitativa. Sendo que “A Pedagogia do Oprimido”, obra de Paulo Freire foi escolhida para nortear a discussão, pois seu método parte do materialismo histórico e possibilitou revelar os conflitos e as contradições em relação ao objeto de pesquisa proposto e, assim, buscar desvelar a realidade social capitalista na qual a sociedade brasileira está inserida com a importante colaboração de Vygotsky abordado na obra de Rego (1995) “Vygotsky – Uma perspectiva histórico-cultural da Educação”. Esta análise revelou, por meio de perspectiva metodológica dialética, baseada na pedagogia Freiriana, que a relação entre o sujeito e objeto do conhecimento é dialógica e que a desvalorização docente precisa ser combatida tanto pelo diálogo quanto pela ação. Palavras-chave: Educação infantil – Pedagogia – Desvalorização | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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