PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prêmio invisível: publicidade e acessibilidade para cegos em Cannes
Título(s) alternativo(s): Invisible award: advertising and accessibility for blind people in Cannes Festival
Autor(es): Sousa, Evellyn Even Gomes de
Primeiro Orientador: Normando, Jullena Santos de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Calaça, Mariana Capeletti
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Luciana
Resumo: Até que ponto as mensagens publicitárias são adequadas para os deficientes visuais? Será que os anunciantes e os anúncios podem ser decodificados por todos os públicos? Essas são algumas das inquietações que moveram o estudo que se apresenta a seguir. Inclusão, minorias, acessibilidade e adaptação das mensagens publicitárias foram assuntos importantes nesta reflexão que pretende descobrir como os anúncios publicitários brasileiros premiados na categoria mobile do Festival de Cannes Lions, o mais importante prêmio da área, entre os anos de 2009 até o ano de 2019 são acessíveis para as pessoas com deficiência visual. Fundamentam essa pesquisa os conceitos de: inclusão, apresentado por Sassaki (2009), acessibilidade, de Torres, Manzzoni e Alves (2002), minorias, de acordo com Carvalho (2008), pessoas com deficiência, de Santos (2008), invisibilidade, discutido por Thomas (2008), cidadania, apresentado por Duarte (2007). Por abordar também uma discussão acerca de direitos, o direito à informação é apresentado conforme a Constituição Federal Brasileira (1988), foi discutido brevemente nessa pesquisa. Este é um estudo em Publicidade e Propaganda, por isso, a temática da comunicação aparece na perspectiva de Santaella (2006) e comunicação digital (GALLI, 2004). O método de análise definido para este estudo é a semiótica, como apresentado por Santaella (2006).
Abstract: How suitable are advertising messages for the visually impaired? Can advertisers and ads be decoded by all audiences? These are some of the concerns that moved the study that follows. Inclusion, minorities, accessibility and adaptation of advertising messages were important issues in this reflection that aims to discover how the Brazilian advertising ads awarded in the mobile category of the Cannes Lions Festival between the years 2009 to 2019 are accessible for people with visual impairments? To this end, it was decided to analyze the Brazilian advertising campaigns awarded at the Cannes Advertising Festival, the most important award in the area. This research is based on the concepts of: inclusion, presented by Sassaki (2009), accessibility, by Torres, Manzzoni and Alves (2002), minorities, according to Carvalho (2008), people with disabilities, Santos (2008), invisibility, discussed by Thomas (2008), citizenship, presented by Duarte (2007). As it also addresses a discussion about rights, the right to information is presented in accordance with the Brazilian Federal Constitution (1988), which is discussed briefly in this research. This is a study in Advertising, therefore, the theme of communication appears in the perspective of Santaella (2006) and digital communication (GALLI, 2004). The analysis method defined for this study is semiotics, as presented by Santaella (2006)
Palavras-chave: Comunicação digital
Acessibilidade
Minorias
Invisibilidade
Deficiência visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/204
Data do documento: 2-Dez-2020
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