PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infância, educação da criança e reflexões sobre a rotina
Autor(es): Sousa, Lorranne Carolinne Martins
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: O presente estudo trata da temática da rotinização da infância na instituição da educação infantil e tem como objetivo compreender como as ideias de infância suscitaram práticas educativas de controle dos corpos infantis e analisar como a rotina utilizada no governo e disciplina das crianças. É uma pesquisa de cunho bibliográfico. Fundamentou-se em um quadro de referências constituído entre outros autores: Barbosa (2010), Lira (2010), Foucault (1984), Bujes (2002). Focaliza a ideia de rotina, nos elementos da segmentação do tempo, distribuição dos espaços e repetição das atividades como um instrumento de disciplina historicamente utilizado nas instituições escolares para governar, controlar os corpos, com o intuito de torná-los racionalmente úteis para operar de acordo com as necessidades da sociedade. A objetivação de um sujeito moderno infantil aprendiz dá visibilidade a população infantil, alvo de um processo educativo em instituições de educação, que desde sua criação até a atualidade pode-se notar o objetivo de controlar os corpos infantis, sendo a rotina uma marca presente no controle das crianças. É discutido o processo de rotinização da infância na instituição de educação infantil que implementa a captura das vontades, o controle das ações, a conformação das ideias a um plano pedagógico.
Palavras-chave: Infância
Educação
Governo e disciplina
Rotina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Data do documento: 18-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Lorrane Carolinne Martins Sousa.docx81,31 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador