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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Lorranne Carolinne Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T13:53:15Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T13:53:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2003 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Governo e disciplina | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.title | Infância, educação da criança e reflexões sobre a rotina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática da rotinização da infância na instituição da educação infantil e tem como objetivo compreender como as ideias de infância suscitaram práticas educativas de controle dos corpos infantis e analisar como a rotina utilizada no governo e disciplina das crianças. É uma pesquisa de cunho bibliográfico. Fundamentou-se em um quadro de referências constituído entre outros autores: Barbosa (2010), Lira (2010), Foucault (1984), Bujes (2002). Focaliza a ideia de rotina, nos elementos da segmentação do tempo, distribuição dos espaços e repetição das atividades como um instrumento de disciplina historicamente utilizado nas instituições escolares para governar, controlar os corpos, com o intuito de torná-los racionalmente úteis para operar de acordo com as necessidades da sociedade. A objetivação de um sujeito moderno infantil aprendiz dá visibilidade a população infantil, alvo de um processo educativo em instituições de educação, que desde sua criação até a atualidade pode-se notar o objetivo de controlar os corpos infantis, sendo a rotina uma marca presente no controle das crianças. É discutido o processo de rotinização da infância na instituição de educação infantil que implementa a captura das vontades, o controle das ações, a conformação das ideias a um plano pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Monografia Lorrane Carolinne Martins Sousa.docx | 81,31 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
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