PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Lorranne Carolinne Martins-
dc.date.accessioned2021-06-23T13:53:15Z-
dc.date.available2021-06-23T13:53:15Z-
dc.date.issued2021-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2003-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGoverno e disciplinapt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.titleInfância, educação da criança e reflexões sobre a rotinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Curado, Márcia Helena Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática da rotinização da infância na instituição da educação infantil e tem como objetivo compreender como as ideias de infância suscitaram práticas educativas de controle dos corpos infantis e analisar como a rotina utilizada no governo e disciplina das crianças. É uma pesquisa de cunho bibliográfico. Fundamentou-se em um quadro de referências constituído entre outros autores: Barbosa (2010), Lira (2010), Foucault (1984), Bujes (2002). Focaliza a ideia de rotina, nos elementos da segmentação do tempo, distribuição dos espaços e repetição das atividades como um instrumento de disciplina historicamente utilizado nas instituições escolares para governar, controlar os corpos, com o intuito de torná-los racionalmente úteis para operar de acordo com as necessidades da sociedade. A objetivação de um sujeito moderno infantil aprendiz dá visibilidade a população infantil, alvo de um processo educativo em instituições de educação, que desde sua criação até a atualidade pode-se notar o objetivo de controlar os corpos infantis, sendo a rotina uma marca presente no controle das crianças. É discutido o processo de rotinização da infância na instituição de educação infantil que implementa a captura das vontades, o controle das ações, a conformação das ideias a um plano pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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