PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/195
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O sonho do ter: análise do consumo de produtos luxuosos de moda originais e falsificados por consumidoras goianas de diferentes classes sociais
Autor(es): Sousa, Lívia
Primeiro Orientador: Andrada, Renata Borges Crispim
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Luciana
Resumo: Este trabalho consiste na investigação das motivações expressas no consumo de produtos luxuosos de moda originais, réplicas e falsificados por mulheres goianas de diferentes classes sociais. Para tal, foi delineada uma trajetória teórica através da análise histórica e social dos aspectos do consumo, com destaque para Livia Barbosa (2004), do luxo e da moda, a partir de nomes como Danielle Allérès (2000) e Gilles Lipovetsky e Ellyete Roux (2005), posicionando esses fenômenos como mediadores de processos sociais que determinaram o surgimento do mercado das falsificações, visualizado a partir das contribuições de Suzane Strehlau (2004). Para responder ao problema da pesquisa, foram desenvolvidas entrevistas em profundidade, compreendidas posteriormente através da análise fenomenológica interpretativa. Dessa forma, verificou-se que as principais motivações expressas por mulheres goianas para o consumo de originais são a qualidade do produto, experiência de compra e satisfação pessoal, enquanto o consumo de réplicas é motivado pela funcionalidade, simulação de posse de originais e elevação do ego e o consumo de falsificados é motivado pelo custo-benefício, estética e aspecto aspiracional.
Palavras-chave: Consumo
Moda
Luxo
Falsificações
Motivações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/195
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - LIVIA MARIA STEFFEN SOUSA.pdf832,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador