PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1948
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Holding familiar como uma forma de planejamento sucessório e proteção patrimonial
Autor(es): Reis, Jakson Jesus de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Nivaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: Para um chefe de família administrar uma empresa demanda de grandes desafios principalmente para a eternização de seu empreendimento, principalmente no momento de sua sucessão. Para isso, o ordenamento jurídico brasileiro, tende a oferecer mecanismos com o intuito de evitar diversos conflitos que podem acontecer no momento da sucessão, sendo este o planejamento sucessório. Este instituto tem como objetivo auxiliar os proprietários na continuidade dos negócios quando em vida possuem uma previa de sua gestão futura, de forma que orienta os sucessores a darem continuidade na gestão da empresa. Encontramos dentro do planejamento sucessório a Holding Familiar, que é voltada para os detentores de companhias, de forma que seus benefícios facilitam a estruturação das sociedades e garantindo a proteção do patrimônio da empresa de uma certa pessoa ou conjunto delas, caso haja. O presente artigo, possui o objetivo de apresentar o planejamento sucessório na forma da Holding Familiar, e analisar de forma clara e jurídica as principais vantagens em sua constituição. Isso porque, a Holding Familiar muitas das vezes se torna uma grande proteção ao patrimônio dos empresários, principalmente nos campos organizacionais, tributários e sucessórios, visto que, reduz os custos de tributação e os custos de inventario. Para isso, é utilizado o método de pesquisa bibliográfica através de artigos científicos e leis para demonstrar que, se usado de forma correta, irá trazer grandes benefícios.
Palavras-chave: Planejamento sucessório
Proteção patrimonial
Sucessão
Holding familiar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1948
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JAKSON JESUS DE SOUZA REIS.pdf590,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador