PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1834
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como recurso metodológico no ensino da natação para crianças de zero a seis anos
Autor(es): Dias, Daiane Zeferino
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Veiga, Thales Gilson Nasser da
Resumo: Resumo - Este estudo apresenta o lúdico como recurso metodológico no ensino da natação para crianças de zero a seis anos de idade. Objetivo: Pesquisar em publicações científicas a aprendizagem lúdica no ensino da natação para crianças da primeira infância, identificando os recursos lúdicos mais utilizados, descrevendo como esse método pode auxiliar nas aulas de natação, além de caracterizar os benefícios que essa modalidade pode proporcionar às crianças. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, que buscou dados em publicações científicas de 2010 a 2020, que abordassem a ludicidade como forma de ensinar a natação para crianças de zero a seis anos de idade. As bases de dados utilizadas foram o Google Acadêmico e repositórios digitais de universidades. Resultados: Os resultados demonstraram que o método lúdico é o mais eficaz para ensinar crianças dessa faixa etária, já que tem relação direta com o mundo da criança, se tornando um recurso importante e que pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem da natação. Considerações: A ludicidade deve estar presente nas aulas de natação infantil e, dessa forma, as crianças aprendem a modalidade de maneira prazerosa e divertida.
Abstract: Abstract - This study presents ludic as a methodological resource in teaching swimming to children from zero to six years of age. Objective: Search in scientific publications the ludic learning in the teaching of swimming for children of early childhood, identifying the most used playful resources, describing how this method can help in swimming lessons, in addition to characterizing the benefits that this modality can provide to children. Methodology: This is an exploratory bibliographic search, which sought data from scientific publications from 2010 to 2020, which addressed playfulness as a way of teaching swimming to children from zero to six years of age. The databases used were Google Scholar and University digital repositories. Results: The results showed that the ludic method is the most effective to teach children of this age group, since it has a direct relationship with the child's world, becoming an important resource and that can assist in the teaching process of swimming learning. Considerations: Ludic must be present in children's swimming classes and, in this way, children learn the sport in a pleasant and fun way.
Palavras-chave: Aprendizagem
Crianças
Ludicidade
Natação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1834
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Daine_Versão Final.pdf311,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador