PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inadequação na promoção comercial de alimentos para lactentes segundo a NBCAL
Título(s) alternativo(s): Inadequacy in comercial advertising of infant foods according to Nbcal
Autor(es): Oliveira, Isis Marques
Primeiro Orientador: Camozzi, Aída Bruna Quilici
metadata.dc.contributor.referee1: Camozzi, Aída Bruna Quilici
metadata.dc.contributor.referee2: Brasileiro, Aline Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Thaisa Borges
Resumo: OBJETIVO: Verificar a aplicação e o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras quanto a publicidade desses produtos em farmácias e supermercados da região noroeste. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na Região Noroeste de Goiânia no mês de março de 2021. Os estabelecimentos comerciais foram identificados por meio do mapa digital da região noroeste, disponibilizado pela Prefeitura de Goiânia e os dados foram organizados em uma planilha do programa Microsoft Excel. Foi realizada a análise descritiva dos dados com frequência relativa e absoluta de farmácias e supermercados visitados, os tipos de produtos mais comercializados, tipo de promoção comercial vedada pela norma. RESULTADOS: Foram visitados 18 farmácias e 19 supermercados. Todas as farmácias comercializavam bicos, chupetas e mamadeiras, 89% leites fluídos, leites em pó, leites modificados e similares de origem vegetal, 77,8% suplementos de transição a base de cereais e 72% comercializavam fórmulas infantis. Nos supermercados, 89,5% comercializavam bicos, chupetas, mamadeiras e suplementos de transição a base de cereais, 79% leites fluídos, leites em pó, leites modificados e similares de origem vegetal e 37% comercializavam fórmulas infantis. Cinco farmácias e um supermercado faziam promoção comercial vedada pela norma. Os tipos de promoção comercial mais frequentes foram: pôsteres e cartazes, ofertas especiais e exposição especial, sendo esses dois últimos tipos de promoção feitos somente em farmácias. CONCLUSÃO: A maioria dos estabelecimentos comerciais visitados aplicavam e cumpriam a norma. Entretanto, foram encontradas promoções comerciais proibidas, e isso pode influenciar negativamente na prática do aleitamento materno. Deve-se reforçar que há uma legislação que há mais três décadas trabalha no combate e controle do marketing de produtos que competem com a amamentação.
Abstract: OBJECTIVE: To verify the enforcement and compliance with the Brazilian Norm for the Marketing of Foods, Nipple shields, Pacifiers, and Feeding Bottles for Infants and Young Children, regarding the advertising of theses products by drugstores and supermarkets in the Northwestern region of Goiânia, Brazil. METHODS: Cross-sectional study carried out in the Northwest Region of Goiânia in the month of March 2021. Commercial establishments were identified by means of a digital map of the northwest region, provided by the City Hall of Goiânia and the data were organized in a Microsoft Excel spreadsheet. The descriptive analysis of the data was carried out with relative and absolute frequency of pharmacies and supermarkets visited, the types of products most commercialized, the type of commercial promotion prohibited by norm. RESULTS: 18 drugstores and 19 supermarkets were visited. 100% of drugstores sold nipple shields, pacifiers and bottles, 89% fluid milks, milk powder, modified milks and similar of vegetable origin, 77.8% transition supplements based on cereals and 72% sold infant formulas. In supermarkets, 89.5% sold nipple shields, pacifiers, feeding bottles and cereal-based transition supplements, 79% fluid milks, milk powder, modified milks and similar of vegetable origin and 37% sold infant formulas. Five drugstores and one supermarket carried out commercial advertising prohibited by the norm. Posters were most frequently used, in 4 (80%) drugstores and 1 (20%) supermarket, followed by discount coupons and special displays, the latter two types of advertising being made only in drugstores. CONCLUSION: Most visited establishments complied with the norm. However, prohibited advertising was still found, and this can negatively influence breastfeeding practice. It should be emphasized that there is a law in force for more than three decades to combat and control the marketing of products that compete with breastfeeding.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Breastfeeding
Desmame
Weaning
Política pública
Public policy
Promoção de alimentos
Food promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1781
Data do documento: 16-Jun-2021
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