PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Isis Marques-
dc.date.accessioned2021-06-19T14:43:12Z-
dc.date.available2021-06-19T14:43:12Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1781-
dc.description.abstractOBJECTIVE: To verify the enforcement and compliance with the Brazilian Norm for the Marketing of Foods, Nipple shields, Pacifiers, and Feeding Bottles for Infants and Young Children, regarding the advertising of theses products by drugstores and supermarkets in the Northwestern region of Goiânia, Brazil. METHODS: Cross-sectional study carried out in the Northwest Region of Goiânia in the month of March 2021. Commercial establishments were identified by means of a digital map of the northwest region, provided by the City Hall of Goiânia and the data were organized in a Microsoft Excel spreadsheet. The descriptive analysis of the data was carried out with relative and absolute frequency of pharmacies and supermarkets visited, the types of products most commercialized, the type of commercial promotion prohibited by norm. RESULTS: 18 drugstores and 19 supermarkets were visited. 100% of drugstores sold nipple shields, pacifiers and bottles, 89% fluid milks, milk powder, modified milks and similar of vegetable origin, 77.8% transition supplements based on cereals and 72% sold infant formulas. In supermarkets, 89.5% sold nipple shields, pacifiers, feeding bottles and cereal-based transition supplements, 79% fluid milks, milk powder, modified milks and similar of vegetable origin and 37% sold infant formulas. Five drugstores and one supermarket carried out commercial advertising prohibited by the norm. Posters were most frequently used, in 4 (80%) drugstores and 1 (20%) supermarket, followed by discount coupons and special displays, the latter two types of advertising being made only in drugstores. CONCLUSION: Most visited establishments complied with the norm. However, prohibited advertising was still found, and this can negatively influence breastfeeding practice. It should be emphasized that there is a law in force for more than three decades to combat and control the marketing of products that compete with breastfeeding.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectDesmamept_BR
dc.subjectWeaningpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPromoção de alimentospt_BR
dc.subjectFood promotionpt_BR
dc.titleInadequação na promoção comercial de alimentos para lactentes segundo a NBCALpt_BR
dc.title.alternativeInadequacy in comercial advertising of infant foods according to Nbcalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9609-7921pt_BR
dc.contributor.advisor1Camozzi, Aída Bruna Quilici-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0253-8448pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217336573929924pt_BR
dc.contributor.referee1Camozzi, Aída Bruna Quilici-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0253-8448pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217336573929924pt_BR
dc.contributor.referee2Brasileiro, Aline Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4588615404921267pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Thaisa Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9212769049482289pt_BR
dc.description.resumoOBJETIVO: Verificar a aplicação e o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras quanto a publicidade desses produtos em farmácias e supermercados da região noroeste. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na Região Noroeste de Goiânia no mês de março de 2021. Os estabelecimentos comerciais foram identificados por meio do mapa digital da região noroeste, disponibilizado pela Prefeitura de Goiânia e os dados foram organizados em uma planilha do programa Microsoft Excel. Foi realizada a análise descritiva dos dados com frequência relativa e absoluta de farmácias e supermercados visitados, os tipos de produtos mais comercializados, tipo de promoção comercial vedada pela norma. RESULTADOS: Foram visitados 18 farmácias e 19 supermercados. Todas as farmácias comercializavam bicos, chupetas e mamadeiras, 89% leites fluídos, leites em pó, leites modificados e similares de origem vegetal, 77,8% suplementos de transição a base de cereais e 72% comercializavam fórmulas infantis. Nos supermercados, 89,5% comercializavam bicos, chupetas, mamadeiras e suplementos de transição a base de cereais, 79% leites fluídos, leites em pó, leites modificados e similares de origem vegetal e 37% comercializavam fórmulas infantis. Cinco farmácias e um supermercado faziam promoção comercial vedada pela norma. Os tipos de promoção comercial mais frequentes foram: pôsteres e cartazes, ofertas especiais e exposição especial, sendo esses dois últimos tipos de promoção feitos somente em farmácias. CONCLUSÃO: A maioria dos estabelecimentos comerciais visitados aplicavam e cumpriam a norma. Entretanto, foram encontradas promoções comerciais proibidas, e isso pode influenciar negativamente na prática do aleitamento materno. Deve-se reforçar que há uma legislação que há mais três décadas trabalha no combate e controle do marketing de produtos que competem com a amamentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Inadequação na promoção comercial de alimentos para lactentes segundo a NBCAL.pdf350,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador