PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Racismo e antirracismo no Brasil e seus reflexos na escola
Autor(es): Gomes, Nathália Inácia
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Frederico Dourado Rodrigues
Resumo: Este trabalho perpassa pelo período de colonização do Brasil, buscando entender o surgimento do racismo na sociedade brasileira. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Classifica o racismo, no Brasil, como estrutural. Mostra que a escola não está isenta do racismo. Demonstra como o racismo atinge o alunado negro por meio de microagressões. Identifica que o professor pode ser um vilão ou paladino de práticas antirracistas devido ao poder do discurso. Compreende a Lei 10639/03 como um resultado das lutas do Movimento Negro e um avanço às práticas antirracistas no ambiente escolar. Determina como imprescindível uma educação antirracista a formação crítica de professores, na graduação e na formação continuada. Indica como fundamental que seja revisitada a história dos negros no processo de formação do País. Recomenda a valorização da cultura negra como imprescindível para a reconstrução da identidade positivada do alunado negro no Brasil. Conclui que o racismo se manifesta na escola através de microagressões e o antirracismo como resistência ao apagamento e silenciamento ao qual negros foram submetidos.
Palavras-chave: Racismo
Antirracismo
Educação
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NATHÁLIA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf272,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador