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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gomes, Nathália Inácia | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T11:47:37Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T11:47:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1771 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Racismo e antirracismo no Brasil e seus reflexos na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Frederico Dourado Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4555750266584433 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho perpassa pelo período de colonização do Brasil, buscando entender o surgimento do racismo na sociedade brasileira. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Classifica o racismo, no Brasil, como estrutural. Mostra que a escola não está isenta do racismo. Demonstra como o racismo atinge o alunado negro por meio de microagressões. Identifica que o professor pode ser um vilão ou paladino de práticas antirracistas devido ao poder do discurso. Compreende a Lei 10639/03 como um resultado das lutas do Movimento Negro e um avanço às práticas antirracistas no ambiente escolar. Determina como imprescindível uma educação antirracista a formação crítica de professores, na graduação e na formação continuada. Indica como fundamental que seja revisitada a história dos negros no processo de formação do País. Recomenda a valorização da cultura negra como imprescindível para a reconstrução da identidade positivada do alunado negro no Brasil. Conclui que o racismo se manifesta na escola através de microagressões e o antirracismo como resistência ao apagamento e silenciamento ao qual negros foram submetidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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