PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Nathália Inácia-
dc.date.accessioned2021-06-19T11:47:37Z-
dc.date.available2021-06-19T11:47:37Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1771-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleRacismo e antirracismo no Brasil e seus reflexos na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Frederico Dourado Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555750266584433pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho perpassa pelo período de colonização do Brasil, buscando entender o surgimento do racismo na sociedade brasileira. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Classifica o racismo, no Brasil, como estrutural. Mostra que a escola não está isenta do racismo. Demonstra como o racismo atinge o alunado negro por meio de microagressões. Identifica que o professor pode ser um vilão ou paladino de práticas antirracistas devido ao poder do discurso. Compreende a Lei 10639/03 como um resultado das lutas do Movimento Negro e um avanço às práticas antirracistas no ambiente escolar. Determina como imprescindível uma educação antirracista a formação crítica de professores, na graduação e na formação continuada. Indica como fundamental que seja revisitada a história dos negros no processo de formação do País. Recomenda a valorização da cultura negra como imprescindível para a reconstrução da identidade positivada do alunado negro no Brasil. Conclui que o racismo se manifesta na escola através de microagressões e o antirracismo como resistência ao apagamento e silenciamento ao qual negros foram submetidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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