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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1768
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Trabalho docente e desvalorização do profissional da educação no Brasil |
Autor(es): | Pires, Marla Moniely de Sousa |
Primeiro Orientador: | Silva, Marcos Antonio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | O texto monográfico aborda a construção histórica da docência no Brasil, desde a chegada dos padres jesuítas, passando pela ditadura militar, destacando todos os embates, avanços e retrocessos da educação básica brasileira. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Destaca a criação das principais leis e diretrizes que foram estabelecidas ao longo de todo o processo de construção da educação no País. Assinala a importância da formação continuada para a carreira docente. Enfoca o papel social do professor diante das demandas sociais impostas a ele, e como a sobrecarga de suas funções afetam o desempenho de seu trabalho. Conclui como o distanciamento social está afligindo o docente e seus alunos, e como a pandemia do Coronavírus escancara as desigualdades sociais que já eram presentes no contexto educacional. |
Palavras-chave: | Desvalorização docente Construção histórica da docência Educação na pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1768 |
Data do documento: | 16-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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