PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas no diretório do CNPq
Autor(es): Nascimento, Ludimila da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Romilson Martins
Resumo: O estudo visa compreender os direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, como essas concepções foram formuladas e sob quais dimensões teóricas foram sustentadas. A elaboração do plano de trabalho da Iniciação Científica, que dou segmento nesta investigação, está sustentada na concepção de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e necessitam proteção integral, com prioridade absoluta. Assim sendo, foi necessário um levantamento bibliográfico e documental dos temas subjacentes à criança e ao adolescente, e nos fundamentarmos na dimensão sócio-histórica dos processos sociais para a construção das temáticas que se estendem aos direitos das crianças. A natureza dessa pesquisa busca compreender as contribuições das produções cientificas para o entendimento da relação aos direitos das crianças, tendo como referências as questões conceituais de infância trazidas pela sociologia da infância, pedagogia da infância, filosofia da infância, sociologia da infância e antropologia da infância. Nessa perspectiva, é preciso compreender como a sociedade contemporânea tem a necessidade de produzir conhecimento e conhecer sobre os direitos das crianças para que esses direitos sejam reconhecidos. Conclui que no processo investigativo foi possível identificar as tendências de como a violação dos direitos das crianças se apresenta, a dicotomia entre concepção de infância e criança e como vêm sendo debatidos esses direitos nas produções cientificas, porque apesar de tantos estudos e regulações as crianças continuam expostas aos perigos e seus direitos estão à mercê, à violação da família, do estado e da sociedade.
Palavras-chave: Educação
Sociedade
Direitos
Infância
Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1767
Data do documento: 9-Jun-2021
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