Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1767
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Ludimila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T11:29:22Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T11:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1767 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Direitos | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Os direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas no diretório do CNPq | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Romilson Martins | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6878-9373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9733311215027749 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo visa compreender os direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, como essas concepções foram formuladas e sob quais dimensões teóricas foram sustentadas. A elaboração do plano de trabalho da Iniciação Científica, que dou segmento nesta investigação, está sustentada na concepção de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e necessitam proteção integral, com prioridade absoluta. Assim sendo, foi necessário um levantamento bibliográfico e documental dos temas subjacentes à criança e ao adolescente, e nos fundamentarmos na dimensão sócio-histórica dos processos sociais para a construção das temáticas que se estendem aos direitos das crianças. A natureza dessa pesquisa busca compreender as contribuições das produções cientificas para o entendimento da relação aos direitos das crianças, tendo como referências as questões conceituais de infância trazidas pela sociologia da infância, pedagogia da infância, filosofia da infância, sociologia da infância e antropologia da infância. Nessa perspectiva, é preciso compreender como a sociedade contemporânea tem a necessidade de produzir conhecimento e conhecer sobre os direitos das crianças para que esses direitos sejam reconhecidos. Conclui que no processo investigativo foi possível identificar as tendências de como a violação dos direitos das crianças se apresenta, a dicotomia entre concepção de infância e criança e como vêm sendo debatidos esses direitos nas produções cientificas, porque apesar de tantos estudos e regulações as crianças continuam expostas aos perigos e seus direitos estão à mercê, à violação da família, do estado e da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LUDIMILA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf | 330,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador