PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ludimila da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-19T11:29:22Z-
dc.date.available2021-06-19T11:29:22Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1767-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleOs direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas no diretório do CNPqpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6878-9373pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749pt_BR
dc.description.resumoO estudo visa compreender os direitos das crianças como objeto e produção teórica das pesquisas científicas realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, como essas concepções foram formuladas e sob quais dimensões teóricas foram sustentadas. A elaboração do plano de trabalho da Iniciação Científica, que dou segmento nesta investigação, está sustentada na concepção de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e necessitam proteção integral, com prioridade absoluta. Assim sendo, foi necessário um levantamento bibliográfico e documental dos temas subjacentes à criança e ao adolescente, e nos fundamentarmos na dimensão sócio-histórica dos processos sociais para a construção das temáticas que se estendem aos direitos das crianças. A natureza dessa pesquisa busca compreender as contribuições das produções cientificas para o entendimento da relação aos direitos das crianças, tendo como referências as questões conceituais de infância trazidas pela sociologia da infância, pedagogia da infância, filosofia da infância, sociologia da infância e antropologia da infância. Nessa perspectiva, é preciso compreender como a sociedade contemporânea tem a necessidade de produzir conhecimento e conhecer sobre os direitos das crianças para que esses direitos sejam reconhecidos. Conclui que no processo investigativo foi possível identificar as tendências de como a violação dos direitos das crianças se apresenta, a dicotomia entre concepção de infância e criança e como vêm sendo debatidos esses direitos nas produções cientificas, porque apesar de tantos estudos e regulações as crianças continuam expostas aos perigos e seus direitos estão à mercê, à violação da família, do estado e da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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