PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem da criança na educação infantil
Autor(es): Cruz, Diana Bonfim Teixeira Lemos da
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: O estudo pretende verificar “As contribuições dos jogos e brincadeiras para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil” e busca evidenciar as contribuições resultantes da utilização destes elementos como recursos pedagógicos. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, norteadas pelo enfoque qualitativo. O estudo evidencia a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças. Destaca que a ludicidade na educação infantil tem se tornado cada vez mais um instrumento que fomenta um ensino-aprendizagem de qualidade para a criança, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades fundamentais para vida adulta. Relata o brincar permite que as crianças conheçam as coisas do mundo e descubram informações essenciais para a aprendizagem. Mostra a importância da formação dos professores tanto para trabalhar na educação infantil como também para atuar com jogos e brincadeiras, o estudo revela que e preciso ter uma formação pedagógica bem estruturada, é que necessária também à formação continuada dos professores da educação infantil, esses profissionais precisam estar sempre se atualizando, e refletindo sobre sua prática docente. Conclui que o brincar constitui uma das linguagens mais relevantes e necessárias para o desenvolvimento das crianças, portanto, jogos e brincadeiras enquanto recursos pedagógicos, se adotados no planejamento e executados na atuação docente, são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
Palavras-chave: Jogos e brincadeiras
Ensino-aprendizagem
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1764
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DIANA GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf281,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador