PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1681
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A certificação da carne bovina proveniente de boas práticas de manejo e do bem-estar animal agregam valor para o consumidor do Centro-Oeste brasileiro?
Autor(es): Pinheiro, Vitória Maria de Oliveira
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Barcellos, Luiz Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Malaquias Junior, João Darós
Resumo: Os bovinos são consumidos no Brasil desde 1553, com a colonização dos portugueses, logo são animais de produção. E a forma que eles são criados e tratados é uma preocupação levantada a décadas. Contudo, em 1965, foi criado o Bem-Estar Animal, que é a forma como o animal é tratado em sua vida e como isso afeta sua saúde física e mental. Esse trabalho tem o objetivo de avaliar, de maneira quantitativa, o perfil do consumidor do Centro-Oeste brasileiro quanto às preferências por carne bovina. Identificar se a certificação do produto proveniente de boas práticas de manejo e do bem-estar animal agrega valor e é aceito pelo consumidor. Para isso, foi aplicado questionário online, através da plataforma Google Forms, com 18 perguntas, considerando, sexo, idade e regionalização. O questionário ficou disponível por dois dias e atingiu 85 respostas de participantes do Centro-Oeste. As respostas coletadas foram analisadas através na planilha eletrônica Excel. Por meio dos resultados, foi possível observar, que a preferência por proteína de origem animal pelo consumidor do Centro-Oeste por ordem decrescente é por carne bovina e que ela proveniente de boas práticas de manejo e do Bem-Estar Animal, agrega valor ao consumidor. E, para impulsionar está melhor prática de manejo é necessário campanhas de divulgação.
Palavras-chave: Tendências consumo
Proteínas
Questionário
Rastreabilidade
Preferências alimentares
Estresse
Abate
Bovinocultura de corte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1681
Data do documento: 8-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC VITÓRIA FINAL.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador