PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores ambientais que influenciam na formação dos hábitos alimentares do pré-escolar: uma revisão
Autor(es): Morais, Rafaella Marinho de
Primeiro Orientador: Carvalho, Ana Clara Martins e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Brasileiro, Aline Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Sueli Essado
Resumo: Objetivo: Compreender os fatores que influenciam na formação dos hábitos alimentares do pré-escolar. Fonte de dados: As bases de dados utilizadas foram Scielo, Periódicos Capes, Pubmed. Os descritores em português foram pré-escolar, nutrição do pré-escolar, hábitos alimentares infantis, educação alimentar e nutricional, alimentação infantil, formação de hábitos alimentares, importância da alimentação saudável na infância, fatores que interferem na formação de hábitos alimentares; e em inglês: infant feeding, child nutrition, child nutrition, parenteral food practices. Foram incluídos artigos publicados entre 2016 a 2020. Síntese de dados: Como resultado nota-se que os pais e a escola possuem fundamental influência na formação dos hábitos alimentares das crianças, visto que essa formação se inicia nos primeiros anos de vida. Esses hábitos, se formam atrás da observação, experiência e educação. A família influencia por meio da disponibilidade de alimentos em casa, do comportamento alimentar e o uso de práticas alimentares. A escola é vista como ambiente promotor de saúde, onde realiza programas de educação alimentar e nutricional, contribuindo para uma alimentação saudável, além da prevenção de doenças no decorrer da vida. Conclusões: A formação dos hábitos alimentares da infância tem influências de fatores ambientais, sendo o que mais se destaca, a influência do cuidador, especialmente das mães. É visto que além desses, as creches, escolas, condição econômica e o conhecimento dos pais em relação a alimentação da criança, também possui forte influência na formação do hábito alimentar do pré-escolar.
Palavras-chave: Alimentação infantil
Educação alimentar e nutricional
Práticas alimentares saudáveis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1675
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAFAELLA.pdf317,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador