PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Representação do corpo em comerciais da Natura: uma análise no período de 2019 a 2021
Autor(es): Silva, Natália Cecília
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Andrada, Renata Borges Crispim
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: Esta pesquisa discute o tema da representação do corpo em comerciais da Natura, buscando responder a seguinte questão problema: os corpos visibilizados atualmente nos comerciais da Natura podem ser considerados diferentes do modelo imposto atualmente como padrão pela sociedade ocidental (branco, magro, alto e jovem)? Desta forma, o objetivo desta monografia foi verificar se os corpos visibilizados nos comerciais da marca podem ser considerados diferentes, entendendo diferente com não estereotipado. A pesquisa discute assuntos como: corpo ,representação e estereótipo, representação do corpo na publicidade e comunicação da marca Natura. Para tanto, buscou fundamentação em autores como: Hoff (2016), Felerico (2010), Louro, Felipe e Goellner (2013), e Castro (2004). Esta pesquisa utilizou o método descritivo, qualitativo e o método de análise de conteúdo para analisar três comerciais da marca Natura, sendo um de 2019, um de 2020e outro de 2021.A análise dos comerciais considerando os fatores: características fenotípicas, forma de apresentação, e cenário e fala, permitiu desvendar que as peças deram visibilidade para corpos diferentes dos padrões impostos na sociedade, mas ainda sendo possível observar a presença de corpos estereotipados em dois dos três comerciais analisados.
Palavras-chave: Publicidade
Corpo
Diversidade
Representação social
Natura cosméticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1631
Data do documento: 8-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II FINALIZADO.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador