PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tráfico internacional de drogas: análise da Lei 11.343
Autor(es): Assunção, Ludmila de Aguiar
Primeiro Orientador: Queiroz, Ari Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Lourenço, Cláudia Luiz
Resumo: O tráfico de drogas é inserido no rol dos crimes que mais atormentam a sociedade moderna. O vício em entorpecentes é danoso e transforma seres humanos em criaturas sem objetivos de futuro, sem planos imediatos para a própria vida, sem chances de êxito em uma carreira profissional, além de transtornar as relações familiares. A traficância em âmbito internacional demonstra seu poderio bélico e econômico desafiando as polícias de fronteira para distribuir armas utilizadas para o controle de áreas de periferia. A sociedade, de forma reiterada, cobra providências dos governantes para combater essa problemática, porém, como será visto a seguir, a traficância não apresenta solução simplista. A política externa precisa ser invocada para que os líderes das nações promovam instrumentos de prevenção primária desse tipo de delito, pois embora a política externa não esteja ligada diretamente a segurança, sua atuação tem um forte impacto para combater o tráfico internacional de drogas. O tráfico de drogas internacional deve ser enxergado em dois momentos, antes e depois de atravessar a região de fronteira. Dessa forma, somente a atuação da polícia nacional não é uma estratégia eficaz para a solução desse problema. A cooperação política e das organizações policiais (serviço de inteligência) das nações pode ser uma forma eficaz do combate desse tipo de delito. Destarte, o objetivo deste estudo é demonstrar como é realizada a traficância internacional, seus males em âmbito interno e as possíveis soluções a serem adotadas pelas nações afetadas pelos males das drogas.
Palavras-chave: Drogas
Políticas
Públicas
Eficácia
Tráfico
Internacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Data do documento: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tráfico internacional de drogas - análise da lei 11.343.docx91,55 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador