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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/157
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O retrato da velhice sob duas perspectivas filosóficas |
Autor(es): | Arantes, Mailda de Jesus Montel Corrêa |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Amarildo Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Polliana Pires do Carmo Alves |
Resumo: | O presente artigo tem em vista examinar, através do tempo, a condição dos velhos na história da humanidade sob a perspectiva da filósofa Simone de Beauvoir e do filósofo Cícero. Segundo a autora, o sentido e o valor da velhice varia com as sociedades, embora seja quase consensual que o velho seja visto como um fardo inútil e decrépito. Assim, o velho, enquanto categorial social, não tem representação própria; seu destino atende aos interesses práticos e ideológicos da coletividade, logo, seu estatuto lhe é outorgado e sua condição é rejeitada, pois a velhice não é compreendida como uma fase da vida, mas como o limite dela. Já em Cícero, veremos que a velhice pode ser produtiva, dinâmica, ativa e prazerosa. O pensador produziu uma defesa da velhice em que, cuidadosamente, ele expõe os motivos pelos quais, para a maioria, a velhice é detestável. Para ele, o fundamento filosófico para uma vida satisfeita é viver de acordo com as leis da natureza. |
Abstract: | This article aims to examine, trough the time, the condition of the elderly in human history from the perspective of the philosopher Simone de Beauvoir and the philosopher Cícero. According to the author, the meaning and value of old age vary with societies, although it is almost consensual that the old man is seen as a useless and decrepit burden. Thus, the old, as a social category, has no self-representation; his destiny meets the practical and ideological interests of the community, therefore, his status is granted and his condition is rejected, because old age is not understood as a phase of life, but as its limit. In Cícero, we will see that old age can be productive, dynamic, active and pleasurable. Thinker produced a defense of old age. He carefully explains the reasons why, for most, old age is hateful. For him, the philosophical foundation for a satisfied life is to live according to the laws of nature. In this way, everything that is born also grows and dies, that is, it is wise to accept this divine precept. As a defender of the immortality of the soul, death does not scare him. |
Palavras-chave: | Velhice Coletividade Tempo Natureza Morte e vida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/157 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Filosofia |
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