PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1555
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A efetividade da Lei Maria da Penha: a necessidade da implementação de políticas públicas para evitar a revitimização institucional no momento da “Notitia Criminis”
Autor(es): Loyola, Amanda Soares Gontijo de
Primeiro Orientador: Moi, Fernanda de Paula Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Moi, Fernanda de Paula Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Sérgio Luis Oliveira dos
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade central evidenciar a importância da implementação de políticas públicas para garantir uma maior eficácia na aplicação da Lei Maria da Penha, mais especificamente no que tange o momento da denúncia de uma mulher vítima de violência doméstica, evitando-se, assim, a revitimização institucional nesse âmbito. Tal pesquisa foi embasada nos estudos de Paul Ricoeur, que explica o processo de “hermenêutica da pessoa”, por meio do qual, a mulher torna-se um sujeito capaz de estimar a si mesma, convertendo-se em protagonista de sua própria história e libertando-se da situação de violência. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o método histórico-hermenêutico, além da utilização de revisão bibliográfica, leitura e interpretação de livros e estudo de caso, por meio da análise da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/06, bem como de entendimentos jurisprudenciais. Compreende-se que a implementação de políticas públicas para garantir maior eficácia na aplicação da Lei Maria da Penha é de extrema importância, principalmente no momento da denúncia em que a mulher sofre a revitimização institucional.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Lei nº 11.340/2006
Revitimização institucional
Políticas públicas
Violência doméstica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1555
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AMANDA SOARES GONTIJO DE LOYOLA.pdf362,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador