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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1547
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os efeitos pandêmicos da Covid-19 sobre o direito constitucional à educação no Brasil |
Autor(es): | Martins, Maria Eduarda Silva |
Primeiro Orientador: | Balmaceda, Ysabel del Carmen Barba |
metadata.dc.contributor.referee2: | Valverde, Isabel Duarte |
Resumo: | O presente artigo científico aborda os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o direito constitucional à educação no Brasil. O estudo vertente visa analisar o direito ao exercício à educação, presente na Constituição Federal, e a desigualdade educacional existente no Brasil, que passou a ser amplificada em razão da pandemia, da Covid-19. É cediço que a Constituição de 1988 prevê a igualdade de direitos e o dever do Estado em oferecer uma educação de qualidade, entrementes, nota-se que a efetivação do direito à educação é frágil, diante da desigualdade estrutural e social vigente no país. Assim, podemos observar que o direito ao exercício da educação não é cumprido com qualidade pelo Estado. Ressaí que o principal alvo de discussão gira em torno da fragilidade do direito á educação no Brasil, e os impactos do (in)acesso a educação na construção da sociedade. Doravante, observa-se que as principais consequências da pandemia sobre a educação são o distanciamento social, a educação a distância, a precariedade de acesso à tecnologia, exclusão/evasão escolar e a desigualdade social. O trabalho estrutura-se em duas sessões, de modo que na primeira serão abordados a educação como direito constitucional garantido, os marcadores sociais de exclusão e, posteriormente será demonstrada a realidade dos estudantes brasileiros diante do (in)acesso a educação durante a pandemia da covid-19. Por sua vez, a segunda sessão irá discorrer sobre os impasses das instituições de ensino pública e privada e as consequências sociais ocasionadas pela pandemia, e por fim será analisada a temática sobre a reconstrução do país pós a crise de saúde humanitária ocasionada pela covid-19. A pesquisa segue a modalidade bibliográfica, tendo como método o dedutivo, e sua natureza é descritiva e explicativa. |
Palavras-chave: | Pandemia Direito fundamental Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito e Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1547 |
Data do documento: | 31-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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