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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Martins, Maria Eduarda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T16:01:02Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T16:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1547 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Direito fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | - |
dc.title | Os efeitos pandêmicos da Covid-19 sobre o direito constitucional à educação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balmaceda, Ysabel del Carmen Barba | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8728319307490861 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valverde, Isabel Duarte | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1657680542865245 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo científico aborda os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o direito constitucional à educação no Brasil. O estudo vertente visa analisar o direito ao exercício à educação, presente na Constituição Federal, e a desigualdade educacional existente no Brasil, que passou a ser amplificada em razão da pandemia, da Covid-19. É cediço que a Constituição de 1988 prevê a igualdade de direitos e o dever do Estado em oferecer uma educação de qualidade, entrementes, nota-se que a efetivação do direito à educação é frágil, diante da desigualdade estrutural e social vigente no país. Assim, podemos observar que o direito ao exercício da educação não é cumprido com qualidade pelo Estado. Ressaí que o principal alvo de discussão gira em torno da fragilidade do direito á educação no Brasil, e os impactos do (in)acesso a educação na construção da sociedade. Doravante, observa-se que as principais consequências da pandemia sobre a educação são o distanciamento social, a educação a distância, a precariedade de acesso à tecnologia, exclusão/evasão escolar e a desigualdade social. O trabalho estrutura-se em duas sessões, de modo que na primeira serão abordados a educação como direito constitucional garantido, os marcadores sociais de exclusão e, posteriormente será demonstrada a realidade dos estudantes brasileiros diante do (in)acesso a educação durante a pandemia da covid-19. Por sua vez, a segunda sessão irá discorrer sobre os impasses das instituições de ensino pública e privada e as consequências sociais ocasionadas pela pandemia, e por fim será analisada a temática sobre a reconstrução do país pós a crise de saúde humanitária ocasionada pela covid-19. A pesquisa segue a modalidade bibliográfica, tendo como método o dedutivo, e sua natureza é descritiva e explicativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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MARIA EDUARDA SILVA MARTINS.pdf | 775,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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