PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1508
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vamos falar de envelhecimento? a invisibilidade do idoso na publicidade
Autor(es): Jordão, Maria Eduarda
Primeiro Orientador: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee1: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee2: Calaça, Mariana Capeletti
Resumo: Essa pesquisa apresenta a conclusão do estudo de caso qualitativo que tem como tema “Vamos falar de envelhecimento? A invisibilidade do idoso na publicidade”. Tem como objetivo geral compreender o que o mercado publicitário de moda aborda e apropria da longevidade dos idosos (as) e de que modo isso é percebido por elas. O método de análise será o estudo de caso e foram analisados materiais como campanhas publicitárias. Para a melhor compreensão do tema foram discutidos assuntos como: publicidade de moda; envelhecimento x longevidade; mídia, corpo e envelhecimento; breve histórico da imagem das mulheres na publicidade de moda; a mulher idosa e sua representação nas campanhas publicitárias; os ativismos pós crescimento da era digital e a relação de Iris Apfel com o mercado publicitário. Por fim, visando solucionar a problemática desta monografia, foram realizadas entrevistas individuais e pessoais com mulheres da terceira idade. Assim, tivemos a intenção e a pretensão de perceber como as entrevistadas se sentem com relação a imagem das idosas utilizadas por algumas marcas do mercado publicitário de moda, visando procurar identificar suas impressões, e se em algum momento poderia existir uma relação de apropriação da longevidade dos idosos (as) de maneira inclusiva e/ou mercadológica.
Palavras-chave: Envelhecimento
Publicidade de moda
Iris Apfel
Moda
Entrevistas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1508
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autorização Maria Eduarda.pdf152,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria Eduarda Jordão - Final.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador