PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ABORTO FRENTE AO DIREITO A VIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA MORAL E DO DIREITO
Autor(es): Pacheco Júnior, Jaci Alves
Primeiro Orientador: Tietzmann e Silva, José Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Tietzmann e Silva, José Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Marcelo di Rezende
Resumo: Desde os primórdios, o ser humano carrega consigo o senso de proteger e valorar aquilo que considera importante. No tempo pré-histórico ele usava a força bruta para defender o que considerava especial. Mas com o tempo, o ser humano foi evoluindo intelectualmente e foi desenvolvendo limites e regras para que pudesse viver em uma sociedade de forma organizada. Foram criados ordenamentos e leis que protegiam e traziam o senso de justiça ao povo. Em meio a tantos bens que por milênios foram protegidos, um destaca-se por estar presente em todas as eras e povos, esse bem é a vida. Essa é a dádiva mais preciosa que existe. É ela que garante todos os outros bens. Mas diante de tantos anos de evolução, depara-se agora com um retrocesso. A vida em seu grau mais frágil e sensível tem sido tirada de muitos que não podem defendê-la por si. Não é que tal atrocidade não tenha sido praticada antes, mas é que agora está sendo praticada de forma ampla, buscando justificar legalmente o aborto como uma questão de direito e saúde pública. Este trabalho defende a vida em sua forma intrauterina, defende aqueles que não tem voz ou se quer força de expressão. Discute soluções que evitem que o aborto seja praticado de forma desregrada e irresponsável. Mostra que o direito a vida vem antes do direito à liberdade. É um tema polêmico, mas que sua discussão é de extrema urgência e importância, se fazendo necessária atualmente em que o minimalismo tem sido difundido, tornando fútil e irrelevante coisas que não são. Para o desenvolvimento desse trabalho se fez necessário consultar doutrinas, artigos científicos, sites da rede mundial de computadores, jurisprudências, leis entre outras pesquisas bibliográficas.
Palavras-chave: vida, aborto, direito, liberdade, feto
CNPq: Direito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JACI JÚNIOR FINAL.pdfArquivo TCC405,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador