PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os efeitos jurídicos das queimadas ilegais no cerrado brasileiro
Autor(es): Ferreira, Richardson Matias
Primeiro Orientador: Silva, José Antônio Tietzmann e
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Luciane Martins de
Resumo: O presente estudo trouxe, em primeiro plano, uma visão ampla, porém sucinta do bioma Cerrado e o uso do fogo em seu processo de reflorescimento da vegetação nativa, mas, também, como instrumento de degradação de ecossistemas presentes neste bioma. Objetivando entender a constituição da tutela do meio ambiente pelo Estado foi apontada breve síntese histórica da formação de normas principiológicas constitucionais, garantidoras da proteção e preservação do meio ambiente, enquanto patrimônio nacional. Para tanto se desenhou, brevemente, as consequências do uso ilegal do fogo no Cerrado e as medidas punitivas para aqueles que descumprem a Lei. Nesse contexto foram apresentados mecanismos como a ação civil pública, a ação popular, sanções administrativas e penais em destaque para a ação de responsabilidade civil pelo dano ambiental. Tendo o efeito jurídico do fogo ilegal no Cerrado brasileiro como objeto deste estudo, sem a pretensão de esgotamento do tema proposto, destacou-se ao final as medidas protetivas e fiscalizatórias para impedir que o processo de destruição se agrave, extinguindo espécies nativas, assim como as comunidades moradoras da região. Nessa feita, recorremos à metodologia diversificada, materializada na pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial para que, ao final, a partir desta análise doutrinária apresentada fosse possível entender como se compõe o bioma Cerrado e o manejo do fogo neste cenário.
Palavras-chave: Patrimônio nacional
Bioma
Preservação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC e atas RICHARDSON MATIAS.pdfArquivo TCC431,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador