PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INDÚSTRIA CULTURAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: DA PERSPECTIVA IDEALIZADA À SUBJETIVIDADE DOMINADA
Autor(es): SANTOS, THAYANE
Primeiro Orientador: Almeida, Liliane
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Liliane
metadata.dc.contributor.referee2: Brant, Estelamaris
Resumo: Este trabalho de cunho bibliográfico, ligado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura baseia-se na perspectiva da Teoria Crítica Frankfurtiana, fundamentando-se, principalmente, nos estudos Theodor Adorno e Max Horkheimer. O questionamento inicial que norteou o estudo se constitui da seguinte forma: Quais são as implicações trazidas pela Indústria Cultural à formação docente na contemporaneidade?. Em busca de esclarecer, o questionamento norteador, a pesquisa se consolidou em dois capítulos. O primeiro detém-se nos aspectos históricos inerentes à Escola de Frankfurt, a conceitualização da expressão “Teoria Crítica da Sociedade e a explicitação de conceitos como o de experiência, formação (Bildung), pseudoformação (Halbildung) e suas implicações na formação docente. O segundo faz uma análise dos nexos constitutivos dos conceitos de Industria Cultural, Globalização e Neoliberalismo e suas implicações nas esferas da formação docente. Por fim, buscar apresentar aspectos que viabilizam uma formação ampla consolidada pelo exercício da autorreflexão crítica, que forma um sujeito esclarecido e capaz de resistir ao caráter adaptativo e deformador do mundo administrado.
Palavras-chave: Formação Docente. Pseudoformação. Experiência. Indústria Cultural. Neoliberalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Data do documento: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Finalizada - Thayane.pdf644,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador