PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thayane da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-18T22:52:33Z-
dc.date.available2020-12-18T22:52:33Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1218-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPseudoformação-
dc.subjectExperiência-
dc.subjectIndústria cultural-
dc.subjectNeoliberalismo-
dc.titleA indústria cultural e a formação docente na atualidade: da perspectiva idealizada à subjetividade dominadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Liliane Barros de Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5241-1790-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307pt_BR
dc.contributor.referee2Brant, Estelamaris-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de cunho bibliográfico, ligado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura baseia-se na perspectiva da Teoria Crítica Frankfurtiana, fundamentando-se, principalmente, nos estudos Theodor Adorno e Max Horkheimer. O questionamento inicial que norteou o estudo se constitui da seguinte forma: Quais são as implicações trazidas pela Indústria Cultural à formação docente na contemporaneidade?. Em busca de esclarecer, o questionamento norteador, a pesquisa se consolidou em dois capítulos. O primeiro detém-se nos aspectos históricos inerentes à Escola de Frankfurt, a conceitualização da expressão “Teoria Crítica da Sociedade e a explicitação de conceitos como o de experiência, formação (Bildung), pseudoformação (Halbildung) e suas implicações na formação docente. O segundo faz uma análise dos nexos constitutivos dos conceitos de Industria Cultural, Globalização e Neoliberalismo e suas implicações nas esferas da formação docente. Por fim, buscar apresentar aspectos que viabilizam uma formação ampla consolidada pelo exercício da autorreflexão crítica, que forma um sujeito esclarecido e capaz de resistir ao caráter adaptativo e deformador do mundo administrado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Finalizada - Thayane.pdf644,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador