PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dispositivo para ganho de potência em motor com turbocompressor
Autor(es): Borges, Fábio Calaça Ribeiro
Assis, Felipe Maia Almeida de
Primeiro Orientador: Ferreira, Bruno Fagundes
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, João Carlos Umbelino
metadata.dc.contributor.referee2: Simões, Fabio Manoel Sá
Resumo: Os sistemas de injeção de combustível eletrônica foi algo revolucionário para os sistemas de alimentação dos motores de ciclo OTTO. Atualmente, todas montadoras de carros a combustão utilizam este tipo de injeção, partindo das mais rústicas até as mais tecnológicas. Após o desenvolvimento desse novo sistema, foi possível aprimorar este sistema de diferentes formas, como injeção direta, reprogramação de ECU, (Engine Control Unit), dos veículos, chips de potência, e vários outros métodos, todos com o objetivo de alterar o sistema, sendo através de um aumento na autonomia, ganho de potência, ou redução de gases poluentes. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um dispositivo eletrônico que varie o sinal de trabalho do sensor TMAP (Temperatura Manifolg Absolute Pressures), que trabalha numa margem de 0 a 5 volts, que tem a função de informar à central de comando a pressão absoluta presente na parte de admissão de ar. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da quantidade de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição, sendo assim uma possível alteração no funcionamento de correção do sistema, com o aumento da pressão no turbocompressor. O dispositivo faz alterações também no sensor TMAP para uma maior injeção de combustível na câmara de combustão do veículo, que tem como consequência um aumento significativo na potência e no torque do motor. Foi desenvolvido e realizado todo um projeto do sistema, com imagens reais da execução do projeto, e o orçamento dos componentes. Após a instalação deste dispositivo, foi possível variar comandos para o sensor MAP, (Manifold Absolut Pressure), e sensor de temperatura, alterando o rendimento do motor, e monitorando as informações de sensores e atuadores envolvidos em questão, com uma maior segurança.
Palavras-chave: Injeção eletrônica
Sensores
Motor
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158
Data do documento: 2-Dez-2020
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