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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dispositivo para ganho de potência em motor com turbocompressor |
Autor(es): | Borges, Fábio Calaça Ribeiro Assis, Felipe Maia Almeida de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Bruno Fagundes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, João Carlos Umbelino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Simões, Fabio Manoel Sá |
Resumo: | Os sistemas de injeção de combustível eletrônica foi algo revolucionário para os sistemas de alimentação dos motores de ciclo OTTO. Atualmente, todas montadoras de carros a combustão utilizam este tipo de injeção, partindo das mais rústicas até as mais tecnológicas. Após o desenvolvimento desse novo sistema, foi possível aprimorar este sistema de diferentes formas, como injeção direta, reprogramação de ECU, (Engine Control Unit), dos veículos, chips de potência, e vários outros métodos, todos com o objetivo de alterar o sistema, sendo através de um aumento na autonomia, ganho de potência, ou redução de gases poluentes. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um dispositivo eletrônico que varie o sinal de trabalho do sensor TMAP (Temperatura Manifolg Absolute Pressures), que trabalha numa margem de 0 a 5 volts, que tem a função de informar à central de comando a pressão absoluta presente na parte de admissão de ar. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da quantidade de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição, sendo assim uma possível alteração no funcionamento de correção do sistema, com o aumento da pressão no turbocompressor. O dispositivo faz alterações também no sensor TMAP para uma maior injeção de combustível na câmara de combustão do veículo, que tem como consequência um aumento significativo na potência e no torque do motor. Foi desenvolvido e realizado todo um projeto do sistema, com imagens reais da execução do projeto, e o orçamento dos componentes. Após a instalação deste dispositivo, foi possível variar comandos para o sensor MAP, (Manifold Absolut Pressure), e sensor de temperatura, alterando o rendimento do motor, e monitorando as informações de sensores e atuadores envolvidos em questão, com uma maior segurança. |
Palavras-chave: | Injeção eletrônica Sensores Motor |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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