PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Fábio Calaça Ribeiro-
dc.creatorAssis, Felipe Maia Almeida de-
dc.date.accessioned2020-12-18T18:20:02Z-
dc.date.available2020-12-18T18:20:02Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInjeção eletrônicapt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.titleDispositivo para ganho de potência em motor com turbocompressorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Bruno Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801389190423260pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, João Carlos Umbelino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743199545125778pt_BR
dc.contributor.referee2Simões, Fabio Manoel Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168979795361887pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de injeção de combustível eletrônica foi algo revolucionário para os sistemas de alimentação dos motores de ciclo OTTO. Atualmente, todas montadoras de carros a combustão utilizam este tipo de injeção, partindo das mais rústicas até as mais tecnológicas. Após o desenvolvimento desse novo sistema, foi possível aprimorar este sistema de diferentes formas, como injeção direta, reprogramação de ECU, (Engine Control Unit), dos veículos, chips de potência, e vários outros métodos, todos com o objetivo de alterar o sistema, sendo através de um aumento na autonomia, ganho de potência, ou redução de gases poluentes. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um dispositivo eletrônico que varie o sinal de trabalho do sensor TMAP (Temperatura Manifolg Absolute Pressures), que trabalha numa margem de 0 a 5 volts, que tem a função de informar à central de comando a pressão absoluta presente na parte de admissão de ar. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da quantidade de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição, sendo assim uma possível alteração no funcionamento de correção do sistema, com o aumento da pressão no turbocompressor. O dispositivo faz alterações também no sensor TMAP para uma maior injeção de combustível na câmara de combustão do veículo, que tem como consequência um aumento significativo na potência e no torque do motor. Foi desenvolvido e realizado todo um projeto do sistema, com imagens reais da execução do projeto, e o orçamento dos componentes. Após a instalação deste dispositivo, foi possível variar comandos para o sensor MAP, (Manifold Absolut Pressure), e sensor de temperatura, alterando o rendimento do motor, e monitorando as informações de sensores e atuadores envolvidos em questão, com uma maior segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automação - Mecatrônica-
dc.degree.levelGraduação-
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