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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Borges, Fábio Calaça Ribeiro | - |
dc.creator | Assis, Felipe Maia Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T18:20:02Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T18:20:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1158 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Injeção eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Sensores | pt_BR |
dc.subject | Motor | pt_BR |
dc.title | Dispositivo para ganho de potência em motor com turbocompressor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Bruno Fagundes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2801389190423260 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lira, João Carlos Umbelino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7743199545125778 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Simões, Fabio Manoel Sá | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2168979795361887 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sistemas de injeção de combustível eletrônica foi algo revolucionário para os sistemas de alimentação dos motores de ciclo OTTO. Atualmente, todas montadoras de carros a combustão utilizam este tipo de injeção, partindo das mais rústicas até as mais tecnológicas. Após o desenvolvimento desse novo sistema, foi possível aprimorar este sistema de diferentes formas, como injeção direta, reprogramação de ECU, (Engine Control Unit), dos veículos, chips de potência, e vários outros métodos, todos com o objetivo de alterar o sistema, sendo através de um aumento na autonomia, ganho de potência, ou redução de gases poluentes. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um dispositivo eletrônico que varie o sinal de trabalho do sensor TMAP (Temperatura Manifolg Absolute Pressures), que trabalha numa margem de 0 a 5 volts, que tem a função de informar à central de comando a pressão absoluta presente na parte de admissão de ar. A pressão do coletor é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da quantidade de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição, sendo assim uma possível alteração no funcionamento de correção do sistema, com o aumento da pressão no turbocompressor. O dispositivo faz alterações também no sensor TMAP para uma maior injeção de combustível na câmara de combustão do veículo, que tem como consequência um aumento significativo na potência e no torque do motor. Foi desenvolvido e realizado todo um projeto do sistema, com imagens reais da execução do projeto, e o orçamento dos componentes. Após a instalação deste dispositivo, foi possível variar comandos para o sensor MAP, (Manifold Absolut Pressure), e sensor de temperatura, alterando o rendimento do motor, e monitorando as informações de sensores e atuadores envolvidos em questão, com uma maior segurança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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