PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Automatização de uma linha de envase na fabricação de nutracêuticos: uma análise da eficiência
Autor(es): Caldas, Luísa Nunes
Primeiro Orientador: Ferreira, Bruno Fagundes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Bruno Quirino de
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Ricardo Caetano
Resumo: A frequência nas mudanças no ambiente industrial exige que as empresas tenham elevada capacidade de adaptação. Com globalização e a automatização dos processos, uma indústria pode alcançar aumento de produtividade, maior confiabilidade de dados, redução de custos, processos padronizados, controle das informações e como consequência aumento da competitividade de mercado. O presente trabalho visou acompanhar o desenvolvimento das automações em uma linha de envase, e os benefícios dessas automações através do índice de produtividade e do indicador OEE (EFICIÊNCIA GLOBAL DOS EQUIPAMENTOS), visto que a produção estava com uma demanda muito alta, e não estava conseguindo entregar o esperado. De tal forma, pretende-se levantar informações sobre o processo de envase manual, descrever o processo de envase automatizado, construir e avaliar os indicadores de desempenho do sistema, garantindo uma maior confiabilidade e competitividade na empresa estudada. A metodologia estudada buscou referências sobre as revoluções industriais e onde o Brasil se encontra, sobre as indústrias de nutracêuticos, e sobre a automatização e os indicadores aplicados. Os resultados obtidos são principalmente a resposta à demanda, e o alcance dos índices de Disponibilidade em 90,5%, Performance em 95,1%, e Qualidade em 99,7%, totalizando um OEE de 85,8% após as melhorias e automações implementadas na linha, identificando as principais perdas, e o que estava prejudicando a eficiência do maquinário, trazendo também o comparativo do índice de Produtividade de aumento de 69% na quantidade de frascos produzidos, realocando em 31% o quadro de funcionários na linha e reduzindo em 33% a quantidade de perda na produção.
Palavras-chave: Produtividade
Indicador OEE
Globalização
Otimização
Automação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 LUÍSA NUNES CALDAS - VERSÃO FINALx.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador