PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão no contexto escolar: historiando o processo
Autor(es): Neves, Amanda Gabrielle Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o contexto histórico e as propostas relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado para trabalhar com a Inclusão de alunos com Deficiências, em Visão, no Contexto Escolar. Percebe-se que e de fundamental a formação docente para como lidar com estes alunos. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional, por isso, é necessário que a escola como um todo, se prepare para receber estes alunos a fim de ajudá-los no processo de aprendizagem e também em sua integração ao meio social. O atendimento especializado para alunos com deficiência deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais possibilitem e potencializem os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades de cada estudante. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo de revisão bibliográficas, visando contribuir para melhor esclarecimento do tema em questão. Os resultados desta pesquisa apontam a importância que o Atendimento Educacional Especializado tem no desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiências e que a falta de formação do professor sobre as deficiências e o não reconhecimento das potencialidades destes alunos são atores determinantes para compreensão da necessidade de uma formação continuada para atuação dos educadores no processo educacional.
Palavras-chave: Educação escolar
A inclusão no contexto da educação escolar
Políticas de inclusão no Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1147
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AE Monografia Amanda Gabrielle Souza Neves.docx92,64 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador