PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental e o despertar da consciência ambiental: para além da horta escolar
Autor(es): Alves, Isabella da Silva
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee2: Malheiros, Roberto
Resumo: É notório que a crise ambiental está crescendo cada vez mais, reflete a relação desarmônica que o homem possui com a natureza. Não há como pensar em uma mudança dessa realidade, senão por meio da educação. Neste trabalho, buscouse compreender a educação ambiental como elemento constitutivo da educação para a transformação social. Para tanto, buscou-se subsídios teóricos definidos com base nos temas pertinentes que abordam a educação ambiental, educação escolar, sociedade, transformação e à relação homem/natureza em uma concepção holística. Além da apresentação de um breve histórico pontuando os principais acontecimentos referentes a educação ambiental no cenário internacional e nacional, foi abordado também sobre o papel que a educação ambiental possui frente a sociedade capitalista. Posteriormente abordou-se a importância da educação ambiental na instituição escolar que se compromete com a formação cidadã. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que a educação ambiental só pode ser considerada como elemento constitutivo da educação para a transformação social por meio de um posicionamento crítico. Portanto, é fundamental que a escola tenha o compromisso de desenvolver uma educação ambiental crítica, para que dessa maneira, aconteça o despertar da consciência ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental
Transformação social
Educação crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CB Isabella da Silva Alves (1).pdf352,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador