PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Isabella da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-18T16:32:00Z-
dc.date.available2020-12-18T16:32:00Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.titleEducação ambiental e o despertar da consciência ambiental: para além da horta escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee2Malheiros, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043663550004005pt_BR
dc.description.resumoÉ notório que a crise ambiental está crescendo cada vez mais, reflete a relação desarmônica que o homem possui com a natureza. Não há como pensar em uma mudança dessa realidade, senão por meio da educação. Neste trabalho, buscouse compreender a educação ambiental como elemento constitutivo da educação para a transformação social. Para tanto, buscou-se subsídios teóricos definidos com base nos temas pertinentes que abordam a educação ambiental, educação escolar, sociedade, transformação e à relação homem/natureza em uma concepção holística. Além da apresentação de um breve histórico pontuando os principais acontecimentos referentes a educação ambiental no cenário internacional e nacional, foi abordado também sobre o papel que a educação ambiental possui frente a sociedade capitalista. Posteriormente abordou-se a importância da educação ambiental na instituição escolar que se compromete com a formação cidadã. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que a educação ambiental só pode ser considerada como elemento constitutivo da educação para a transformação social por meio de um posicionamento crítico. Portanto, é fundamental que a escola tenha o compromisso de desenvolver uma educação ambiental crítica, para que dessa maneira, aconteça o despertar da consciência ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CB Isabella da Silva Alves (1).pdf352,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador