Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Isabella da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T16:32:00Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T16:32:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1139 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e o despertar da consciência ambiental: para além da horta escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malheiros, Roberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5043663550004005 | pt_BR |
dc.description.resumo | É notório que a crise ambiental está crescendo cada vez mais, reflete a relação desarmônica que o homem possui com a natureza. Não há como pensar em uma mudança dessa realidade, senão por meio da educação. Neste trabalho, buscouse compreender a educação ambiental como elemento constitutivo da educação para a transformação social. Para tanto, buscou-se subsídios teóricos definidos com base nos temas pertinentes que abordam a educação ambiental, educação escolar, sociedade, transformação e à relação homem/natureza em uma concepção holística. Além da apresentação de um breve histórico pontuando os principais acontecimentos referentes a educação ambiental no cenário internacional e nacional, foi abordado também sobre o papel que a educação ambiental possui frente a sociedade capitalista. Posteriormente abordou-se a importância da educação ambiental na instituição escolar que se compromete com a formação cidadã. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que a educação ambiental só pode ser considerada como elemento constitutivo da educação para a transformação social por meio de um posicionamento crítico. Portanto, é fundamental que a escola tenha o compromisso de desenvolver uma educação ambiental crítica, para que dessa maneira, aconteça o despertar da consciência ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CB Isabella da Silva Alves (1).pdf | 352,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador