PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo histórico social das concepções de infância: a criança como protagonista dos seus direitos e de sua aprendizagem
Autor(es): Borges, Vitória Alessandra
Primeiro Orientador: Borges, Zélia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: Pesquisa de aporte bibliográfico, tem como objetivo apresentar a trajetória histórico social das concepções de infância e como este processo influenciou e ainda influencia sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança. Este estudo fundamentou-se em teóricos especialistas na área e em documentos legais referentes à educação, desenvolvendo assim, uma pesquisa com análise qualitativa. Os resultados encontrados indicam que ao apreender criticamente a trajetória histórica das concepções de infância e criança, poderá contribuir significativamente, para avanços no processo de ensino e aprendizagem. Isto porque, a criança é um sujeito social, produtor de história, de cultura e de conhecimentos, sendo as instituições de Educação Infantil, espaços formativos da criança. É imprescindível que as crianças vivam sua infância e sejam protagonistas de seus direitos e de sua aprendizagem.
Palavras-chave: Histórico social
Infância
Ensino e aprendizagem
Criança
Educação infantil
Direitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1102
Data do documento: 3-Dez-2020
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