Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo sobre a educação de jovens e adultos: história, concepções e sujeitos |
Autor(es): | Sousa, Geovanna Bernardes |
Primeiro Orientador: | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carneiro Junior, Nelson |
Resumo: | A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e tem como objetivo analisar o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e discutir alguns elementos sobre os sujeitos que a compõem. O estudo foi realizado a partir de documentos, artigos e referencial teórico dentre os mais importantes, GOHN (2012), ARROYO (2007), BOURDIEU (2007), COÊLHO (2012), FREIRE (2001; 2013; 2019), GADOTTI (2012), DI PIERRO e HADDAD (2000). A EJA constitui-se como modalidade que ganha espaço no campo da educação por meio de lutas e disputas, tendo em vista que a educação no Brasil se constituiu com bases elitistas e excludentes. Foi um longo período para que os estudantes da Educação de jovens e adultos tivessem seus direitos reconhecidos, os movimentos sociais e populares foram de suma importância para esse reconhecimento. Os sujeitos da EJA são em sua grande maioria trabalhadores, mulheres e negros, que por diversos motivos não puderam frequentar a escola no tempo regular, mas que não os impediu de desenvolver uma leitura de mundo. Deste modo, os professores da modalidade e que trabalham com jovens e adultos, precisam ter clareza que sua prática docente contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica dos sujeitos que participam da modalidade, seja com a educação nas escolas, ou em espaços não formais. |
Palavras-chave: | Educação Educação de jovens e adultos Exclusão social e escolar Sujeitos da EJA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097 |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Geovanna Bernardes Sousa.docx | TCC GEOVANNA BERNARDES SOUSA | 129,19 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador