PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a educação de jovens e adultos: história, concepções e sujeitos
Autor(es): Sousa, Geovanna Bernardes
Primeiro Orientador: Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro Junior, Nelson
Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e tem como objetivo analisar o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e discutir alguns elementos sobre os sujeitos que a compõem. O estudo foi realizado a partir de documentos, artigos e referencial teórico dentre os mais importantes, GOHN (2012), ARROYO (2007), BOURDIEU (2007), COÊLHO (2012), FREIRE (2001; 2013; 2019), GADOTTI (2012), DI PIERRO e HADDAD (2000). A EJA constitui-se como modalidade que ganha espaço no campo da educação por meio de lutas e disputas, tendo em vista que a educação no Brasil se constituiu com bases elitistas e excludentes. Foi um longo período para que os estudantes da Educação de jovens e adultos tivessem seus direitos reconhecidos, os movimentos sociais e populares foram de suma importância para esse reconhecimento. Os sujeitos da EJA são em sua grande maioria trabalhadores, mulheres e negros, que por diversos motivos não puderam frequentar a escola no tempo regular, mas que não os impediu de desenvolver uma leitura de mundo. Deste modo, os professores da modalidade e que trabalham com jovens e adultos, precisam ter clareza que sua prática docente contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica dos sujeitos que participam da modalidade, seja com a educação nas escolas, ou em espaços não formais.
Palavras-chave: Educação
Educação de jovens e adultos
Exclusão social e escolar
Sujeitos da EJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geovanna Bernardes Sousa.docxTCC GEOVANNA BERNARDES SOUSA129,19 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador