PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Geovanna Bernardes-
dc.date.accessioned2020-12-17T21:35:27Z-
dc.date.available2020-12-17T21:35:27Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectExclusão social e escolarpt_BR
dc.subjectSujeitos da EJApt_BR
dc.titleUm estudo sobre a educação de jovens e adultos: história, concepções e sujeitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro Junior, Nelson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e tem como objetivo analisar o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e discutir alguns elementos sobre os sujeitos que a compõem. O estudo foi realizado a partir de documentos, artigos e referencial teórico dentre os mais importantes, GOHN (2012), ARROYO (2007), BOURDIEU (2007), COÊLHO (2012), FREIRE (2001; 2013; 2019), GADOTTI (2012), DI PIERRO e HADDAD (2000). A EJA constitui-se como modalidade que ganha espaço no campo da educação por meio de lutas e disputas, tendo em vista que a educação no Brasil se constituiu com bases elitistas e excludentes. Foi um longo período para que os estudantes da Educação de jovens e adultos tivessem seus direitos reconhecidos, os movimentos sociais e populares foram de suma importância para esse reconhecimento. Os sujeitos da EJA são em sua grande maioria trabalhadores, mulheres e negros, que por diversos motivos não puderam frequentar a escola no tempo regular, mas que não os impediu de desenvolver uma leitura de mundo. Deste modo, os professores da modalidade e que trabalham com jovens e adultos, precisam ter clareza que sua prática docente contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica dos sujeitos que participam da modalidade, seja com a educação nas escolas, ou em espaços não formais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geovanna Bernardes Sousa.docxTCC GEOVANNA BERNARDES SOUSA129,19 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador