Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Geovanna Bernardes | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T21:35:27Z | - |
dc.date.available | 2020-12-17T21:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1097 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social e escolar | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos da EJA | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a educação de jovens e adultos: história, concepções e sujeitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6532-4637 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308852280662013 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro Junior, Nelson | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6532-4637 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e tem como objetivo analisar o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e discutir alguns elementos sobre os sujeitos que a compõem. O estudo foi realizado a partir de documentos, artigos e referencial teórico dentre os mais importantes, GOHN (2012), ARROYO (2007), BOURDIEU (2007), COÊLHO (2012), FREIRE (2001; 2013; 2019), GADOTTI (2012), DI PIERRO e HADDAD (2000). A EJA constitui-se como modalidade que ganha espaço no campo da educação por meio de lutas e disputas, tendo em vista que a educação no Brasil se constituiu com bases elitistas e excludentes. Foi um longo período para que os estudantes da Educação de jovens e adultos tivessem seus direitos reconhecidos, os movimentos sociais e populares foram de suma importância para esse reconhecimento. Os sujeitos da EJA são em sua grande maioria trabalhadores, mulheres e negros, que por diversos motivos não puderam frequentar a escola no tempo regular, mas que não os impediu de desenvolver uma leitura de mundo. Deste modo, os professores da modalidade e que trabalham com jovens e adultos, precisam ter clareza que sua prática docente contribui com o desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica dos sujeitos que participam da modalidade, seja com a educação nas escolas, ou em espaços não formais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Geovanna Bernardes Sousa.docx | TCC GEOVANNA BERNARDES SOUSA | 129,19 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador