PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alimentação vegana, ingestão de carnes e risco de câncer colorretal: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Vegan food, meat intake and risk of colorectal cancer: a bibliographic review
Autor(es): Paula, Carolline Barbosa Lopes
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Uru, Potira Morena Souza Benko de
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Amanda Goulart de Oliveira
Resumo: Introdução: As carnes processadas, como bacon, salame e salsicha, bem como as carnes vermelhas vem sendo associadas ao aparecimento de câncer, principalmente em países ocidentais, onde a cultura do consumo é marcante.O câncer colorretal, nos dias atuais, é a terceira neoplasia mais comum no mundo. Objetivo: Avaliar os efeitos da dieta vegana na prevenção do câncer colorretal e os riscos do consumo de carne para o aparecimento do tumor colorretal. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, nas bases de dados PubMed e LILACS, entre os anos de 2010 e 2020, utilizando as palavras chaves colorectalcancer; adenoma; Redmeat; processed meat; vegetarian diet; andveganism.Resultados: Foram analisados 15 artigos originais. As carnes mais consumidas pelos participantes foram carne processada, porco, salsicha, costela, cordeiro, bife frito, vitela, aves, peixe e frango.A quantidade diária ingerida variou de 5 a 150 gramas e a forma de cocção das carnes também foi analisadapara a predisposição do câncer. Observou-se a relação com o câncer em nove artigos originais para o consumo de carne vermelha e cinco artigos para carne processada, tais como a salsicha.Uma dieta com quantidades significativas de vegetaisfoiinversamenteligada aoaparecimento de diversos tipos de câncer em dois estudos.Conclusões: Alguns estudos mostraram o papel benéfico de uma alimentação à base de plantas, por seus teores de fibras, antioxidantes e fitoquímicos.Houve associação entre o consumo de carne vermelha e processada com o aparecimento de câncer colorretal.
Palavras-chave: Carne
Carne vermelha
Dieta vegana
Neoplasias colorretais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1081
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador