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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cardoso, Gustavo Henrique Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-10T17:35:19Z | - |
dc.date.available | 2025-09-10T17:35:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9548 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | sistema educacional | pt_BR |
dc.title | O DIREITO À MÚSICA E OS DESAFIOS PARA SUA EFETIVIDADE NO SITEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, José Carlos de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9843215276514728 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Luiz Henrique de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0118920289963033 | pt_BR |
dc.description.resumo | O direito à música e seus desafios no sistema educacional brasileiro constituem o tema central deste trabalho, que analisou sa evolução jurídica e a efetividade das políticas públicas voltadas para a educação musical. O estudo investigou o percurso histórico da música no ordenamento jurídico brasileiro, desde o período colonial até sua consagração como direito fundamental na Constituição de 1988 e sua inclusão obrigatória na educação básica pela Lei n° 11.769/2008. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e documental, com base em revisão bibliográfica e análise legislativa. Os resultados demonstraram que, apesar dos avanços legais, a implementação de educação musical enfrenta obstáculos como a falta de professores qualificados, recursos insuficientes e resistências curriculares. Concluiu-se que a música, comprovadamente benéfica para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, ainda não alcançou plena efetividade nas escolas, exigindo maior investimento em políticas públicas, formação docente e infraestrutura. A pesquisa reforçou a imoprtância de música como ferramenta de inclusão social e cidadania cultural, em conformidade com os princípios constitucionais brasileiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito, Negócios e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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GUSTAVO HENRIQUE OLIVEIRA.pdf | 197,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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