PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9542
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da Arteterapia como Abordagem Terapêutica no Tratamento Oncológico Infantojuvenil: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Reis, Karen Alcantara
Primeiro Orientador: Magalhaes, Andrea Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhaes, Andrea Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Garrote, Ana Flávia Marinho de Lima
Resumo: Resumo: o câncer infantojuvenil impacta não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos pacientes, tornando essenciais abordagens terapêuticas complementares como a arteterapia. Esta revisão teve como objetivo analisar seus benefícios para crianças e adolescentes no tratamento oncológico. Estudos indicam que a arteterapia, ao utilizar diferentes formas de expressão artística, auxilia na comunicação de emoções, no enfrentamento da doença e na promoção do bem-estar. Para esta revisão bibliográfica da literatura, foram analisados 4 estudos publicados entre 2015 e 2025, selecionados nas bases BVS, PubMed, Cochrane Library e APA PsycNet, utilizando descritores relacionados à arteterapia e oncologia pediátrica. As descobertas revelaram que a arteterapia contribui para a redução da ansiedade e do estresse, além de fortalecer a socialização e a expressão emocional dos pacientes. Diferentes abordagens foram empregadas, como pintura e trabalhos manuais, uso de cores para facilitar a comunicação emocional e atividades combinadas, incluindo música e teatro. No entanto, desafios como a falta de reconhecimento institucional e a necessidade de profissionais capacitados dificultam a sua implementação em ambientes hospitalares. Conclui-se que a arteterapia é uma abordagem terapêutica eficaz para o suporte emocional de crianças e adolescentes em tratamento oncológico, embora mais pesquisas quantitativas e longitudinais sejam rigorosas para avaliar seus efeitos a longo prazo. Além disso, as políticas institucionais voltadas para a capacitação de profissionais podem favorecer sua adoção em hospitais.
Abstract: Abstract: childhood cancer impacts not only the physical health but also the emotional wellbeing of patients, making complementary therapeutic approaches such as art therapy essential. This review aimed to analyze its benefits for children and adolescents in cancer treatment. Studies indicate that art therapy, by using different forms of artistic expression, helps in communicating emotions, coping with the disease and promoting well-being. For this bibliographical review of the literature, 4 studies published between 2015 and 2025 were analyzed, selected from the BVS, PubMed, Cochrane Library and APA PsycNet databases, using descriptors related to art therapy and pediatric oncology. The findings revealed that art therapy contributes to the reduction of anxiety and stress, in addition to strengthening the socialization and emotional expression of patients. Different approaches were used, such as painting and crafts, the use of colors to facilitate emotional communication and combined activities, including music and theater. However, challenges such as lack of institutional recognition and the need for trained professionals make its implementation in hospital settings difficult. It is concluded that art therapy is an effective therapeutic approach for the emotional support of children and adolescents undergoing cancer treatment, although more rigorous quantitative and longitudinal research is needed to assess its long-term effects. In addition, institutional policies aimed at training professionals may favor its adoption in hospitals
Palavras-chave: arteterapia, terapias complementares, oncologia pediátrica, expressão emocional, qualidade de vida.
art therapy, complementary therapies, pediatric oncology, emotional expression, quality of life.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9542
Data do documento: 10-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINAL - KAREN REIS.pdf883,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador