PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9509
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inventário Portage Operacionalizado como acompanhamento do desenvolvimento infantil: revisão bibliográfica
Autor(es): Campos, Maria de Lourdes Reis
Primeiro Orientador: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Lucy Jane
Resumo: RESUMO: Introdução: Várias áreas são de extrema importância no desenvolvimento de uma criança, como linguagem, desenvolvimento motor, cognição, socialização e autonomia, esse itens representa um alicerce crucial no desenvolvimento integral da criança, particularmente nos primeiros anos de vida. Impulsionando várias habilidades cognitivas, sociais e a expressão de necessidades. Objetivo: Verificar e analizar os artigos que descrevem (IPO) e sua contribuição no acompanhamento infantil em diferentes estágios, visando auxiliar na identificação de potenciais atrasos ou dificuldades no desenvolvimento. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com abordagem qualitativa sem recorte temporal. Resultados: Dos estudos analisados, 5 foram capazes de mostrar que o acompanhamento do desenvolvimento infantil por meio do Inventário Portage Operacionalizado pode sinalizar atrasos de linguagem em crianças de 0-6 anos de idade, resultando numa abordagem fonoaudiológica bem mais rápida e obtendo melhores resultados. Conclusão: O Inventário Portage Operacionalizado (IPO), é uma ferramenta fundamental para diversos profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil. Este instrumento visa auxiliar na identificação e diagnóstico de atrasos no desenvolvimento, permitindo que os profissionais desenvolvam intervenções terapêuticas eficazes.
Abstract: ABSTRACT: Introduction: Several domains are of critical importance in a child’s development, such as language, motor skills, cognition, socialization, and autonomy. These aspects represent a fundamental foundation for the child’s overall development, especially in the early years of life, enhancing various cognitive and social abilities, as well as the expression of needs Objective: To learn and understand the Operationalized Portage Inventory (OPI) and its contribution to monitoring child development at different stages, aiming to assist in identifying potential delays or difficulties, while considering social, biological, and contextual factors that influence this process. Methodology: This is a narrative literature review with a qualitative approach and no time frame restriction. Results: Among the studies analyzed, five were able to demonstrate that monitoring child development using the Operationalized Portage Inventory can indicate language delays in children aged 0–6 years, resulting in earlier speech-language intervention and improved outcomes. Conclusion: It is primarily the responsibility of professionals working with the OPI to carry out analyses and participate in the diagnostic process of any developmental delays, so that therapeutic rehabilitation can promote the development and habilitation of children.
Palavras-chave: Linguagem. Marco do desenvolvimento. Inventário Portage Operacionalizado. Fonoaudiologia.
Language. Developmental milestones. Operationalized Portage Inventory speech-language pathology.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9509
Data do documento: 28-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
INVENTARIO PORTAGE OPERACIONALIZADO COMO ACOMPANHAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.pdf192,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador