PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Maria de Lourdes Reispt_BR
dc.date.accessioned2025-07-02T17:00:40Z-
dc.date.available2025-07-02T17:00:40Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9509-
dc.description.abstractABSTRACT: Introduction: Several domains are of critical importance in a child’s development, such as language, motor skills, cognition, socialization, and autonomy. These aspects represent a fundamental foundation for the child’s overall development, especially in the early years of life, enhancing various cognitive and social abilities, as well as the expression of needs Objective: To learn and understand the Operationalized Portage Inventory (OPI) and its contribution to monitoring child development at different stages, aiming to assist in identifying potential delays or difficulties, while considering social, biological, and contextual factors that influence this process. Methodology: This is a narrative literature review with a qualitative approach and no time frame restriction. Results: Among the studies analyzed, five were able to demonstrate that monitoring child development using the Operationalized Portage Inventory can indicate language delays in children aged 0–6 years, resulting in earlier speech-language intervention and improved outcomes. Conclusion: It is primarily the responsibility of professionals working with the OPI to carry out analyses and participate in the diagnostic process of any developmental delays, so that therapeutic rehabilitation can promote the development and habilitation of children.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem. Marco do desenvolvimento. Inventário Portage Operacionalizado. Fonoaudiologia.pt_BR
dc.subjectLanguage. Developmental milestones. Operationalized Portage Inventory speech-language pathology.pt_BR
dc.titleInventário Portage Operacionalizado como acompanhamento do desenvolvimento infantil: revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lucy Janept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Introdução: Várias áreas são de extrema importância no desenvolvimento de uma criança, como linguagem, desenvolvimento motor, cognição, socialização e autonomia, esse itens representa um alicerce crucial no desenvolvimento integral da criança, particularmente nos primeiros anos de vida. Impulsionando várias habilidades cognitivas, sociais e a expressão de necessidades. Objetivo: Verificar e analizar os artigos que descrevem (IPO) e sua contribuição no acompanhamento infantil em diferentes estágios, visando auxiliar na identificação de potenciais atrasos ou dificuldades no desenvolvimento. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com abordagem qualitativa sem recorte temporal. Resultados: Dos estudos analisados, 5 foram capazes de mostrar que o acompanhamento do desenvolvimento infantil por meio do Inventário Portage Operacionalizado pode sinalizar atrasos de linguagem em crianças de 0-6 anos de idade, resultando numa abordagem fonoaudiológica bem mais rápida e obtendo melhores resultados. Conclusão: O Inventário Portage Operacionalizado (IPO), é uma ferramenta fundamental para diversos profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil. Este instrumento visa auxiliar na identificação e diagnóstico de atrasos no desenvolvimento, permitindo que os profissionais desenvolvam intervenções terapêuticas eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6731375458693568pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
INVENTARIO PORTAGE OPERACIONALIZADO COMO ACOMPANHAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.pdf192,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador