PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9430
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indice de fadiga vocal de um grupo de professores do ensino superior
Autor(es): Lima, Ana Beatriz Rodrigues
Carmo, Leonardo Lacerda Gomes do
Primeiro Orientador: Ramos, Silvia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Cintra, Lílian de Moura Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Rosane Cunha de Lima
Resumo: A voz é uma ferramenta fundamental para a interação social, uma expressão sonora, individual e essencial para a vida. É também uma forma de gerar conexão com o outro e um meio de carregar e transmitir uma mensagem. Além disso, é vista como o principal mecanismo de trabalho para o professor (Behlau,2005). Objetivo: levantar o índice de fadiga vocal em professores do ensino superior. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional e transversal, onde 40 professores da ECISS – PUC Goiás participaram da pesquisa. Como critérios de inclusão foram considerados: ser professor da ECISS, ter assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e preenchido de forma completa o questionario e o protocolo de Índice de fadiga vocal. – IFV e exclusão estar em tratamento fonoaudiólogico.Conclusão: Os resultados dos valores apresentados pelos docentes da ECISS – PUC Goiás com relação aos fatores de fadiga e restrição vocal de 18,9, desconforto físico associado a voz 6,1 e recuperação com repouso vocal 8,2 demonstram um elevado índice de fadiga vocal entre os professores. A presença de fadiga e não restabelecimento vocal após repouso é apontado pela literatura como risco para o aparecimento de distúrbios vocais, principalmente rouquidão e perda da voz.
Abstract: The voice is a fundamental tool for social interaction, a sound expression that is individual and essential to life. It is also a way of generating a connection with others and a means of carrying and transmitting a message. It is also seen as the main working mechanism for teachers (Behlau, 2005). Aim: to survey the vocal fatigue index in higher education teachers. Method: This is a quantitative, analytical, observational and cross-sectional study in which 40 teachers from ECISS - PUC Goiás took part. Inclusion criteria were: being a teacher at ECISS, having signed the Free and Informed Consent Form (FICF) and fully completed the questionnaire and the Vocal Fatigue Index protocol. - Exclusion criteria: being in speech therapy. Conclusion: The results of the values presented by the teachers at ECISS-PUC Goiás in relation to the factors of fatigue and vocal restriction of 18.9, physical discomfort associated with the voice 6.1 and recovery with vocal rest 8.2 show a high level of vocal fatigue among the teachers. The presence of fatigue and failure to restore the voice after rest is pointed out in the literature as a risk for vocal disorders, especially hoarseness and loss of voice.
Palavras-chave: voz
fadiga vocal
autoavaliação
professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9430
Data do documento: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LEO E ANA VERSÃO FINAL 22.06.25.pdfTCC279,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de publicação de produção acadêmica.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador