Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Ana Beatriz Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Carmo, Leonardo Lacerda Gomes do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-29T11:28:46Z | - |
dc.date.available | 2025-06-29T11:28:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9430 | - |
dc.description.abstract | The voice is a fundamental tool for social interaction, a sound expression that is individual and essential to life. It is also a way of generating a connection with others and a means of carrying and transmitting a message. It is also seen as the main working mechanism for teachers (Behlau, 2005). Aim: to survey the vocal fatigue index in higher education teachers. Method: This is a quantitative, analytical, observational and cross-sectional study in which 40 teachers from ECISS - PUC Goiás took part. Inclusion criteria were: being a teacher at ECISS, having signed the Free and Informed Consent Form (FICF) and fully completed the questionnaire and the Vocal Fatigue Index protocol. - Exclusion criteria: being in speech therapy. Conclusion: The results of the values presented by the teachers at ECISS-PUC Goiás in relation to the factors of fatigue and vocal restriction of 18.9, physical discomfort associated with the voice 6.1 and recovery with vocal rest 8.2 show a high level of vocal fatigue among the teachers. The presence of fatigue and failure to restore the voice after rest is pointed out in the literature as a risk for vocal disorders, especially hoarseness and loss of voice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | voz | pt_BR |
dc.subject | fadiga vocal | pt_BR |
dc.subject | autoavaliação | pt_BR |
dc.subject | professores | pt_BR |
dc.title | Indice de fadiga vocal de um grupo de professores do ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Silvia Maria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2319-1319 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1405592942813605 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cintra, Lílian de Moura Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2197463691859859 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Rosane Cunha de Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1682874125767903 | pt_BR |
dc.description.resumo | A voz é uma ferramenta fundamental para a interação social, uma expressão sonora, individual e essencial para a vida. É também uma forma de gerar conexão com o outro e um meio de carregar e transmitir uma mensagem. Além disso, é vista como o principal mecanismo de trabalho para o professor (Behlau,2005). Objetivo: levantar o índice de fadiga vocal em professores do ensino superior. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, observacional e transversal, onde 40 professores da ECISS – PUC Goiás participaram da pesquisa. Como critérios de inclusão foram considerados: ser professor da ECISS, ter assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e preenchido de forma completa o questionario e o protocolo de Índice de fadiga vocal. – IFV e exclusão estar em tratamento fonoaudiólogico.Conclusão: Os resultados dos valores apresentados pelos docentes da ECISS – PUC Goiás com relação aos fatores de fadiga e restrição vocal de 18,9, desconforto físico associado a voz 6,1 e recuperação com repouso vocal 8,2 demonstram um elevado índice de fadiga vocal entre os professores. A presença de fadiga e não restabelecimento vocal após repouso é apontado pela literatura como risco para o aparecimento de distúrbios vocais, principalmente rouquidão e perda da voz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0111542236893094 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7786841832559098 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LEO E ANA VERSÃO FINAL 22.06.25.pdf | TCC | 279,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização de publicação de produção acadêmica.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador