PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TDAH SEM COMPLICAÇÃO: uma contribuição do design
Autor(es): Vale , Rafael Batista do
Primeiro Orientador: Azeredo, Maurício dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Hsuan-An, Tai
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Nancy de Melo Batista
Resumo: Esta monografia procura investigar os impactos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em diferentes fases da vida, com ênfase nos desafios enfrentados por Indivíduos diagnosticados com o transtorno e as possibilidades de intervenção por meio do design. O estudo apresenta uma revisão conceitual sobre o TDAH, suas causas multifatoriais, sintomas principais e comorbidades, destacando as dificuldades enfrentadas por crianças, adolescentes e adultos. Também analisa as alternativas de tratamento, que incluem abordagens medicamentosas e terapias comportamentais. Com base na identificação das carências informacionais e do estigma social, o trabalho propõe um projeto editorial inclusivo: o livreto “TDAH Sem Complicação”, voltado para pais e educadores. O material visa traduzir informações técnicas em linguagem acessível e acolhedora, utilizando recursos gráficos e interativos como audiolivro e chatbot, para facilitar o acesso ao conhecimento. A proposta insere-se no campo do design social e busca contribuir com estratégias de apoio e conscientização, promovendo o bem-estar e a inclusão de pessoas com TDAH.
Abstract: Cette monographie cherche à examiner les impacts du Trouble du Déficit de l'Attention avec ou sans Hyperactivité (TDAH) à différentes étapes de la vie, en mettant l’accent sur les défis rencontrés par les individus diagnostiqués avec ce trouble et sur les possibilités d’intervention offertes par le design. L’étude présente une revue conceptuelle du TDAH, de ses causes multifactorielles, de ses principaux symptômes et des comorbidités associées, en soulignant les difficultés vécues par les enfants, les adolescents et les adultes. Elle analyse également les différentes alternatives de traitement, incluant des approches médicamenteuses et des thérapies comportementales. À partir de l’identification des lacunes informationnelles et de la stigmatisation sociale, le travail propose un projet éditorial inclusif : le livret « TDAH Sans Complication », destiné aux parents et aux éducateurs. Ce support vise à traduire des informations techniques en un langage accessible et bienveillant, en utilisant des ressources graphiques et interactives telles qu’un livre audio et un chatbot pour faciliter l’accès au savoir. Cette proposition s’inscrit dans le domaine du design social et cherche à contribuer à des stratégies de soutien et de sensibilisation, en promouvant le bien-être et l’inclusion des personnes atteintes de TDAH.
Palavras-chave: : TDAH, design social, inclusão.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9415
Data do documento: 18-Jun-2025
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