PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira , Andressa Silva Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-06-28T01:05:26Z-
dc.date.available2025-06-28T01:05:26Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9405-
dc.description.abstractThis monograph investigates the impact of integrating music and play in the deve-lopment of children in the early years of elementary education. The qualitative rese-arch, grounded in the works of authors such as Vygotsky (1978, 1998, 2007) and Kishimoto (1993, 2002, and 2013), is based on the hypothesis that these playful practices significantly contribute to learning. The methodology included bibliogra-phic and documentary review. The results, structured into three chapters, demons-trate a strong relationship between music, play, and meaningful learning. The first chapter establishes the theoretical foundation, exploring concepts such as the Zone of Proximal Development and meaningful learning. Chapter two investiga-tes the integration of playful resources—such as music and games—into the tea-ching of Portuguese Language. It shows how poems, games, and rhythmic stories promote meaningful and interactive learning, supporting cognitive and socio-emotional development. The research highlights the importance of play as a power-ful pedagogical tool for language development and literacy. It also addresses tea-cher training for the effective implementation of these musical and playful practices, aiming to create a more inclusive and motivating learning environment. Finally, it reflects on the impact of these practices on student motivation and their connection to the educational process. The third chapter presents practical proposals and reflections on the teacher’s role as a mediator. The study concludes that the integration of music and play fosters more meaningful and enjoyable learning, contributing to the holistic development of the child. Despite the demonstrated benefits, the research points to the need for greater integration of these practices into the school curriculum, requiring adequate teacher training and appropriate material resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationVestibular Socialpt_BR
dc.relationCAPES/PIBIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiras.pt_BR
dc.subjectMúsicas.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleSinfonia do aprender: a integração da música e das brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemary Francisca Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8417-415Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422pt_BR
dc.contributor.referee1Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9789-3770pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia investiga o impacto da integração da música e das brincadeiras no desenvolvimento de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, qualitativa e baseada em autores como Vygotsky (1978, 1998, 2007) e Kishimoto (1993, 2002 e 2013), parte da hipótese de que essas práticas lúdicas contribuem significativamente para a aprendizagem. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e documental. Os resultados, estruturados em três capítulos, demonstram a forte relação entre música, brincadeiras e aprendizagem significativa. O primeiro capítulo estabelece a base teórica, explorando conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal e aprendizagem significativa. No capítulo 2 investiga a integração de recursos lúdicos, como música e brincadeiras, no ensino de Língua Portuguesa. Demonstra como poemas, jogos e histórias ritmadas promovem aprendizagem significativa e interativa, beneficiando o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. A pesquisa destaca a importância da brincadeira como ferramenta pedagógica poderosa para o desenvolvimento da linguagem e a alfabetização. Aborda também a formação docente para a implementação eficaz dessas práticas lúdicas e musicais, visando criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. Finalmente, reflete sobre o impacto dessas práticas na motivação e conexão dos alunos com o processo educativo. O terceiro capítulo apresenta propostas práticas e reflexões sobre o papel do professor como mediador. A pesquisa conclui que a integração de música e brincadeiras promove uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança. Apesar dos benefícios demonstrados, a pesquisa aponta para a necessidade de maior integração dessas práticas no currículo escolar, requerendo formação docente adequada e recursos materiais apropriados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479289539229521pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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