PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9400
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise e Otimização de Layouts Organizacionais em Supermercados: Ferramentas de Análise e Técnicas para Maximizar a Eficiência
Autor(es): Krebs, Arthur Fagundes
Primeiro Orientador: Jardim, Eugênio de Britto
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Celso Orlando
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
Resumo: Este artigo é proposto para explorar o tema da gestão estratégica. A gestão estratégica é um processo essencial para qualquer organização, envolvendo a formulação, implementação e avaliação de estratégias que visam alcançar os objetivos e metas estabelecidos. A gestão estratégica desempenha um papel vital no ambiente empresarial, permitindo que as organizações se adaptem as constantes mudanças. O artigo tem como objetivo identificar e estabelecer as ferramentas e princípios necessários para se avaliar um layout organizacional, mais especificamente em layout organizacional em supermercados. Para tal fim, realizou-se uma revisão literária e questionários em organizações, visando identificar e unir a visão acadêmica com a prática. Além disso, foi realizado um questionário, seguindo o modelo de Kano, buscando entender quais os pontos do layout são os mais relevantes tanto para clientes como para funcionários de 3 (três) supermercados entrevistados.Com base nos dados colhidos, foi realizado sobre o modelo de Kano uma análise FF(forças e fraquezas) buscando entender os pontos fortes e fracos do layout de cada uma das organizações. Além disso, os resultados obtidos foram colocados sob um quadro de análise buscando identificar os princípios de layout que se sobressaem tanto em nível acadêmico quanto em nível prático. PALAVRAS-CHAVES: Layout; Otimização; Gestão;
Abstract: This article aims to explore the topic of strategic management. Strategic management is an essential process for any organization, involving the formulation, implementation and evaluation of strategies aimed at achieving established objectives and goals. Strategic management plays a vital role in the business environment, allowing organizations to adapt to constant changes. The article aims to identify and establish the tools and principles necessary to evaluate an organizational layout, more specifically in organizational layout in supermarkets. To this end, we conducted a literature review and questionnaires in organizations, identifying and uniting the academic view with the practice. In addition, a questionnaire was carried out, following the Kano model, seeking to understand which points of the layout are the most relevant for both customers and employees of (3) three supermarkets interviewed. Based on the data collected, a FF (strengths and weaknesses) analysis was carried out on the Kano model, seeking to understand the strengths and weaknesses of the layout of each of the organizations. In addition, the results obtained were presented under an analysis framework seeking to identify the layout principles that stand out both at an academic and practical level.
Palavras-chave: LAYOUT
ORGANIZAÇÃO
GESTÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9400
Data do documento: 9-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc 13-6.docx642,79 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador