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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bueno, Tayssa Isadora Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T12:45:57Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T12:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9369 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de Trânsito. Fatores Comportamentais. Saúde Pública. Dolo Eventual. Decisão do Judiciário. | pt_BR |
dc.title | A mortalidade no trânsito e seus reflexos na saúde pública: o impacto dos fatores comportamentais, responsabilidade penal e a prevenção no sistema legal brasileiro sob a ótica da Lei n. 9.503/1997 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Eliane Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2512578075648723 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rosângela Magalhães de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6269268143271401 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a mortalidade no trânsito como um problema de saúde pública, com ênfase nos fatores comportamentais dos condutores, como o uso de álcool, drogas, excesso de velocidade, cansaço e distrações ao volante. A pesquisa também analisa a responsabilidade penal nos acidentes de trânsito, sobretudo a aplicação do dolo eventual e da culpa consciente nas decisões judiciais. O estudo se ancora na Lei no 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro) para refletir sobre a efetividade das normas legais na responsabilização dos condutores e na prevenção de tragédias, utilizando como estudo de caso emblemático o acidente de “Pega Mar de Espanha”. A metodologia adotada foi o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de decisões judiciais e dados estatísticos. O trabalho conclui que, apesar da existência de um aparato legal estruturado, ainda há lacunas na aplicação uniforme das normas e na fiscalização eficaz do trânsito. Além disso, aponta a necessidade de uma maior articulação entre legislação, educação no trânsito e investimentos em mobilidade urbana para reduzir os índices de mortalidade. A pesquisa contribui para o debate jurídico e social sobre a responsabilização penal e os custos humanos e econômicos dos acidentes de trânsito no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito, Negócios e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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TAYSSA ISADORA SILVA BUENO.pdf | 584,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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